Mercado

Cresce população rural que atua fora do ambiente do agronegócio

Estudo do Cepea mostra que a população rural e que não trabalha em atividades ligadas ao campo cresceu nos últimos anos!

Entre 2012 e 2018, a participação da população rural atuando em empregos não agrícolas cresceu de 41,5% para 47,5%.

Essa é uma das conclusões da nova edição especial de estudo sobre mercado de trabalho do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse movimento refletiu principalmente a redução da PO rural agrícola (ocupada na agropecuária). Entre as atividades não agrícolas realizadas por residentes do meio rural, destacam-se as da indústria geral e do comércio.

O Farmnews destaca o conceito de agronegócio que as futuras gerações deveriam ter, na nossa visão! Afinal de contas, será que as futuras gerações estão sendo educadas para entender o real valor e importância do agronegócio para a sociedade? Clique aqui e saiba mais do assunto!

A participação da agroindústria no total de empregos não agrícolas dos residentes rurais variou entre 8,4% e 9,8% de 2012 a 2018, não tendo apresentado uma tendência geral. E, entre as agroindústrias, destacam-se a agroalimentar e as indústrias de madeira, móveis de madeira, papel e celulose.

Em 2018, o salário médio esperado de um trabalhador rural no setor não agrícola era de R$1.191, apenas 11% superior ao rendimento médio no setor agropecuário. Segundo pesquisadores do Cepea, isso reflete o fato de que 49,9% dos residentes rurais ocupados no setor não agrícola estavam engajados em atividades com rendimentos médios iguais ou inferiores ao da agropecuária. Logo, o entendimento do emprego não agrícola como uma alternativa de melhores rendimentos para o residente rural deve ser visto com cautela, sobretudo quando a motivação para a mudança de atividade refletir fatores de expulsão da agropecuária, e não fatores de atração do emprego não agrícola.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E mudando de assunto, a presença e importância das mulheres do agronegócio é cada vez maior e, afinal, você sabe qual o perfil da participação feminina no agro? Clique aqui e confira!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo