processadores de leite no Brasil

Evolução dos estabelecimentos processadores de leite no Brasil

A pesquisadora Angélica Caritás, do LAE/USP, avalia os dados da evolução do número de estabelecimentos processadores de leite no Brasil.

Afinal, como evoluíram os dados do número de estabelecimentos processadores de leite no Brasil entre os anos de 1997 e 2018.

Segundo dados da Pesquisa Trimestral do Leite no ano 2018 cerca de 1.927 estabelecimentos captaram 24,45 bilhões de litros de leite cru no Brasil. Neste ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, o setor de laticínios obteve um faturamento líquido de R$ 68,7 bilhões, ficando em segundo lugar no ranking de faturamento das indústrias de alimentos.

O Farmnews apresenta os dados de produção dos maiores produtores de leite entre os anos de 2014 e 2019. Afinal, quem são os países e como evoluiu a produção dos maiores produtores de leite ao longo dos últimos anos? Clique aqui e confira!

A Tabela 1 apresenta a evolução da captação nacional de leite, por regiões e por tipo de inspeção. A captação nacional de leite cresceu 1,95% ao ano no período de 1997 a 2018. As empresas de processamento com inspeção federal adquiriram 91,08% do volume total, no ano de 2018. As regiões Sudeste e Sul têm a maior participação na captação, aproximadamente 80% do volume nacional. As regiões Sul e Norte apresentaram o maior crescimento no período analisado.

processadores de leite no Brasil

Os estados de maior captação no ano de 2018 foram Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. No estado de São Paulo o volume captado é maior do que o produzido, indicando importação de leite de outros estados para o processamento de produtos lácteos nos estabelecimentos de São Paulo.

Quanto ao número de estabelecimentos de processamento de leite, o crescimento nacional foi 0,20% ao ano no período de 1997 a 2018 (Tabela 2). Destaque para a região Centro-Oeste que cresceu 2,46% ao ano, enquanto as regiões Nordeste e Sudeste tiveram redução no número de estabelecimentos. Na região Sudeste estão localizados 42% dos estabelecimentos em 2018. Os estabelecimentos de processamento com inspeção municipal cresceram 3,13% ao ano, e os com inspeção federal tiveram redução.

No estado de Minas Gerais está localizado o maior número de estabelecimentos, 26,46%. Em segundo lugar está o estado de Paraná com 8,14% dos estabelecimentos, seguidos de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul.

O Farmnews apresenta os dados da importação de leite e derivados pelo Brasil nos primeiros 6 meses dos anos de 2010 a 2019. Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Evolução dos estabelecimentos processadores de leite no Brasil was last modified: by