sanidade animal

Sanidade animal é pilar de produtividade no campo!

O Farmnews  apresenta alguns eventos que acontecem no segundo semestre de 2017 e destacam a questão da sanidade animal!

A percepção de risco em relação à sanidade animal é o tema central da palestra “Diagnóstico de propriedades e fatores de risco sanitários”, que será ministrada durante o 3º Simpósio Repronutri – Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos.

Clique aqui e saiba mais do Repronutri, que será realizado de 31 de agosto a 1 de setembro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande-MS.

O palestrante é o professor Heitor Romero Marques Junior, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), um dos coordenadores do Repronutri.

De acordo com Marques, uma percepção adequada de risco – ou seja, dar o grau correto de importância a situações potencialmente perigosas – na área da saúde animal é uma expressão da força e estabilidade do próprio sistema produtivo.

Marques cita exemplo das variadas percepções de risco algumas das perguntas e respostas que fizeram parte de seu projeto de doutorado. Marques perguntou aos gestores de propriedades: o que fazer em caso de suspeita de febre aftosa?

A resposta de quem afirmou procurar a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) para a aplicação das medidas mais adequadas para o controle e erradicação da doença indicava um grau adequado de percepção de risco, afirma Marques.

Qualquer outra resposta, como dizer que seria preciso abater o animal e enterrá-lo, tratá-lo ou outras alternativas, indicava uma baixa percepção de risco por parte do gestor. “A pessoa precisa ser educada do ponto de vista de saúde e sanidade animal para ver que não conseguimos controlar a aftosa sozinhos”.

Marques diz ter encontrado, ainda, uma relação entre a percepção de risco nas fazendas e a frequência com que as propriedades recebem a visita e a consultoria de médicos veterinários.

“A importância de uma assistência técnica frequente, dos programas de educação em sanidade e da participação do governo nos programas de educação continuada é fundamental”, diz. “A má percepção de risco mostra uma fragilidade nos sistemas de produção, especialmente no que diz respeito à sanidade animal, competitividade e segurança de alimentos”. Para Marques, a sanidade é um pilar fundamental para assegurar a produtividade do sistema.

O Farmnews destaca também para o Workshop gratuito sobre educação sanitária e boas práticas de saúde animal e vegetal (clique aqui e saiba mais)!

Saiba mais sobre o V Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal – ENDESA 2017 que será realizado no Hangar – Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, na cidade de Belém, Pará, Brasil, no período de 04 a 08 de dezembro de 2017 (clique aqui).

Adaptado de Nicoli Dichoff, Embrapa Pantanal

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Sanidade animal é pilar de produtividade no campo! was last modified: by

Zootecnista, colaborador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!