PET 3

PET/FMVZ da Unesp promove “Escola da Família”

O Grupo PET (Programa de Educação Tutorial) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, marcou presença no XVI Sudeste PET – Encontro dos Grupos PET da região Sudeste, realizado na USP de São Carlos, de 19 a 21 de março. O evento teve a participação de 266 grupos de PET de 39 instituições de ensino superior.

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal voltado para o estímulo a atividades de pesquisa, ensino e extensão universitárias, no nível de graduação. O programa é subordinado à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).

Representado pelas alunas Beatriz Oliveira de Almeida (3º ano da Medicina Veterinária) e Débora Rizzo Paschoalini (4º ano de Medicina Veterinária) além do professor Paulo Francisco Domingues, tutor do grupo, o PET/FMVZ apresentou o projeto “Escola da Família”, atividade de extensão realizada em conjunto com a Escola Estadual Professor Américo Virgínio dos Santos, nos anos de 2014 e 2015.

O projeto, dirigido a estudantes entre 13 e 17 anos, tem dentre seus objetivos abordar temas importantes sobre a relação homem-animal, como zoonoses, bem-estar animal, vacinação de cães e posse responsável. A iniciativa também mostra a aspectos da atuação profissional de zootecnistas e médicos veterinários e informa aos participantes sobre o vestibular e os cursinhos pré-vestibulares oferecidos pela Unesp em Botucatu.

O PET/FMVZ também foi convidado pelos organizadores do evento, juntamente com o do PET Zootecnia, da USP/Pirassununga, para apresentar a oficina “Atuação do PET na Escola”, compartilhando suas experiências com um grupo de 40 ouvintes sorteados pela organização, incluindo tutores e alunos.

A escolha do PET/FMVZ se deu em virtude da boa avaliação obtida pelo projeto “Escola da Família” junto à organização do evento, a partir do envio do resumo do trabalho no momento de sua inscrição. “Sermos escolhidos para ministrar a oficina é quase como receber uma premiação. Foi uma honra, ficamos muito felizes”, comemora Beatriz. “Foi uma satisfação, um orgulho muito grande”, complementa Débora.

A proposta da organização do evento foi que os grupos da FMVZ e da Zootecnia da USP/Pirassununga planejassem e ministrassem a oficina conjuntamente. A metodologia a ser utilizada e os conteúdos abordados dentro do tema “Atuação do PET na escola” também ficaram a cargo dos estudantes. Utilizando o Skype e as redes sociais, os grupos trabalharam em parceria com rapidez e eficiência. “Esse contato com o outro grupo, de outra instituição, para um trabalho em conjunto e obedecendo um prazo relativamente curto, já foi uma experiência fantástica para nossos alunos”, comenta o professor Domingues.

A oficina foi considerada um sucesso por todos os envolvidos. “Promovemos uma discussão ampla sobre o ensino e foi bem enriquecedor. Muitos repassaram suas experiências em outros projetos. O retorno que os ouvintes nos deram foi muito positivo”, relata Débora. “Fiquei nervosa no começo, mas tudo fluiu muito bem”, conta Beatriz.

As sugestões, experiências e propostas geradas pelas oficinas do evento foram apresentadas em assembleia, resultado em sugestões de temas para o Enapet  (Encontro Nacional dos Grupos PET) que acontece no Acre, no segundo semestre de 2016.

Além das discussões, apresentação de trabalhos e a realização de oficinas, o Sudeste PET teve uma mesa redonda com vários egressos de grupos PET falando sobre os benefícios que a educação tutorial teve em suas carreiras e vida pessoal.

As alunas da FMVZ aproveitaram bastante a participação no evento. “Foi muito bem organizado. Trocamos muitas experiências com pessoas de diversas áreas. Tem coisas novas que ouvi lá que achei sensacionais e que já quero aplicar em nossos projetos aqui”, coloca Beatriz. “A troca de informações é constante. É muito legal conhecer e fazer amizade com pessoas de áreas diferentes”.

O professor Domingues concorda com as petianas Beatriz e Débora (foto abaixo). “A interação e a experiência que eventos desse tipo proporcionam são muito valiosas. Para nós é uma satisfação participar e ainda ver o trabalho reconhecido pela organização de um evento desse porte”.

PET

O Farmnews e a Unesp – Botucatu são parceiras e trazem aos nossos leitores novidades em pesquisa e tecnologia. Cadastre-se para receber nossas notícias semanalmente!

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – http://www.farmlogics.com.br– que disponibiliza recursos de controle online de rebanho e recursos de gestão de informação na fazenda de pecuária de corte. Acesse, cadastre-se e saiba mais!

 

PET/FMVZ da Unesp promove “Escola da Família” was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!