vacina contra febre aftosa

Reduzir dose de vacina contra febre aftosa pode evitar reações!

Uma medida importante adotada em 2017 pelo MAPA deve evitar reações à vacina contra febre aftosa.

Houve pedido formal aos laboratórios que produzem a vacina contra febre aftosa para que reduzam a dose atual de 5 ml para 2 ml.

Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa e presidente da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), observou que o Brasil é livre da febre aftosa e, portanto, não é preciso mais utilizar uma dose reforçada.

Marques observou, inclusive, que a medida irá reduzir custos de logística e está em consonância com a programação de retirar totalmente a vacinação do país entre 2019 e 2023 (clique aqui), quando o Brasil deverá ser reconhecido pela OIE como livre da doença sem vacinação, como já acontece em Santa Catarina.

Outra medida relevante é a retirada do sorotipo C da vacina. Estudo do Centro Americano de Febre Aftosa, que concluiu pela inexistência do vírus da febre aftosa tipo C na América do Sul, foi determinante para recomendação da Cosalfa de suspender a vacinação com esse sorotipo na região.

De acordo com o estudo, o último foco de febre aftosa com o sorotipo C nas Américas data de 2004. “Por essa razão, bem como em função de estudo que o Brasil tem, tomamos a decisão de, no futuro, retirar o vírus C de toda vacina produzida no país”, disse o diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA que é também presidente da Comissão Regional da OIE para as Américas.

O ministro Blairo Maggi, garantiu que a reação à vacina contra febre aftosa não oferece risco à saúde pública, ao ser questionado sobre sinal (caroço) encontrado em carne exportada aos Estados Unidos.

O MAPA, preventivamente, suspendeu a certificação sanitária do SIF dos embarques de frigoríficos citados pelos país e trabalha para prestar todos os esclarecimentos e correções no sentido de normalizar a situação.

O fato é que os EUA suspenderam a importação de carne fresca do Brasil em virtude deste fato (clique aqui).

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Reduzir dose de vacina contra febre aftosa pode evitar reações! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!