dicas para reduzir o desperdício

Dicas para reduzir o desperdício de alimentos

Confira algumas dicas para reduzir o desperdício de alimentos e gerar mais economia no seu dia a dia.

As dicas para reduzir o desperdício de alimentos apresentadas a seguir fazem parte do conjunto de ações da campanha do Stop Food Waste Day (clique aqui).

  • Planeje as refeições: antes de fazer compras, olhe a sua despensa, geladeira e planeje o que você irá cozinhar. Crie cardápios inteligentes que permitam aproveitar ingredientes nas diversas refeições. Assim você economiza tempo e dinheiro, além de evitar o desperdício.
  • Faça uma lista de compras: uma família brasileira joga cerca de um terço dos alimentos que compra. A partir do planejamento das refeições, faça uma lista e compre apenas o que você sabe que será consumido.
  • Não coloque comida demais no prato: isso vale para as refeições dentro e fora de casa. Sirva-se em quantidades menores e repita depois se ainda tiver fome. Assim você evita deixar aquele restinho de comida sempre no prato. Evite também o exagero ao servir as crianças. Comece com pequenas porções para evitar que sobre muita comida no prato dos pequenos.
  • Fique atento às datas de validade: existem aplicativos que ajudam a acompanhar as datas de validade dos produtos que temos em casa. Fique de olho e crie receitas para aproveitar os alimentos próximos do vencimento.
  • Aproveite os alimentos por inteiro: muitas sementes, folhas e talos que geralmente jogamos fora são ricos em nutrientes e ficam muito saborosos em diversas receitas. Procure usar os alimentos por inteiro sempre que possível. Para isso prefira sempre os orgânicos e lave muito bem.
  • Tenha uma horta em casa : uma pequena horta ajuda a ter alimentos e temperos sempre frescos e usar apenas a quantidade necessária. Quantas vezes você comprou um maço de manjericão e usou apenas algumas folhas? Com a plantinha em casa você colhe apenas o que vai usar. Muitas sobras de vegetais e frutas podem ser plantadas, como o alho-poró, cebolinha, alface, alho e abacaxi. O lixo orgânico também pode ser usado para fazer compostagem e adubar sua horta.
  • Use e abuse das PANCs: as plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são aquelas que, apesar de serem comestíveis, não são muito usadas como alimento. “É o caso da azedinha, rica em vitaminas A, B C e sais minerais e ora-pro-nóbis, rico em fibras, ferro, proteína, vitaminas e aminoácidos essenciais ” afirma a nutricionista da GRSA, Mara Baggio.
  • Planeje eventos com antecedência: organize eventos como o churrasco em família ou uma festa de aniversário pensando na quantidade adequada ao número de convidados. Leve em consideração a idade dos convidados e a duração da festa para evitar exageros e gerar muito desperdício.
  • Dê uma chance às frutas e legumes feios: muitas frutas e legumes, apesar de frescos e saborosos, acabam na lata do lixo por não serem bonitos. Valorize também esses produtos, que muitas vezes inclusive são vendidos com desconto.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Dicas para reduzir o desperdício de alimentos was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!