O preço do bezerro voltou a subir na primeira metade de agosto, também estimulado pela recuperação no valor do animal pronto para o abate.
A relação de troca em julho foi a pior para o período do ano em 2025, o que contribuiu para afastar o pecuarista da compra e a pressionar, para baixo, o preço da categoria de reposição (clique aqui). O Farmnews destacou que, no curto prazo, a alta de preço na categoria de reposição estaria mais dependente do boi gordo, o que de fato, parece estar acontecendo (primeira Figura).
A Figura apresenta a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), ao longo de 2025.

A expectativa segue otimista para o mercado de reposição ao longo do restante de 2025 (clique aqui), como inclusive sugerem os dados apresentados na segunda Figura e fortalecido com o ciclo de alta de longo prazo devido a expectativa de redução no abate de vacas. Mas o poder de compra do pecuarista segue em atenção no curto prazo.
A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça em 2024 e a parcial de 2025.

O preço do boi gordo (Cepea) subiu 4,9% na parcial de agosto (13) frente ao valor que encerrou julho, embora acumule queda de 2,7% em 2025. No mesmo intervalo de tempo de tempo, ou seja, até agosto (13), o preço do bezerro subiu 2,0%, frente ao final de julho e 8,7% comparado ao valor que encerrou 2024.
Apesar da recuperação ao longo de agosto, o preço do bezerro, valor médio na parcial de agosto (13), caiu frente ao mês anterior, inclusive acumulando o terceiro mês consecutivo de queda (terceira Figura).
A Figura apresenta os valores médios nominais do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2025 (até o dia 13).

A maior recuperação do preço do animal pronto para o abate frente a categoria de reposição melhorou o poder de compra. Na parcial de agosto a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro caiu 9,36 frente a 9,54 observada em julho de 2025.
O preço futuro do boi gordo segue no sentido oposto ao mercado físico, diminuindo a diferença entre a expectativa atual e futura da arroba ao longo de agosto de 2025. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!




