Saiba mais dos benefícios da alface crespa para nossa saúde!
Mas antes de falar dos benefícios da alface crespa, vale saber um pouco mais da hortaliça, originária do Oriente Médio e consumida desde a época dos faraós.
No Brasil, podemos encontrar muitas variedades diferente de alfaces, como a lisa, a rendada, a romana, a manteiga, a mimosa e a roxa, mas esta semana iremos falar da crespa, que é uma da mais consumidas.
Este vegetal é rico em minerais, vitaminas e fibras que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino. As alfaces de modo geral trazem sensação de frescor aos alimentos, dando cor e sabor principalmente às saladas e sanduíches.
O consumo de alface traz inúmeros benefícios à saúde, como a remoção de toxinas do organismo, aumento do metabolismo devido à presença de ferro, cálcio, magnésio e potássio. Este último ajuda a controlar a taxa cardíaca e pressão arterial Traz ainda vitaminas do complexo B, ácidos graxos e ômega 3, que ajudam no bom funcionamento do coração.
A vitamina K é encontrada em boas quantidades nas folhas de alface, ajudando a prevenir a queda de cabelo e o surgimento de frios grisalhos. É indicado também especialmente para mulheres em períodos pré-menstrual e gravidez. Esta vitamina previne defeitos neurais durante a gravidez.
A alface é indicada ainda para quem sofre de insônia, pois seu teor de lactucarium ajuda a induzir ao relaxamento e ao sono. As suas folhas são ricas em vitamina A, que ajuda a reduzir o risco de câncer de boca e câncer de pulmão.
A hortaliça traz 20% de proteínas em sua quantidade total, e possui apenas 15 calorias em 100 gramas do produto, sendo indicada para quem faz dieta de redução de massa corpórea e ganho de massa muscular.
E você sabia que o consumo de salada verde está associado a saúde cognitiva e a memória em idosos? Clique aqui e saiba mais!
Adaptado da Ceagesp
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!