Conheça os benefícios da rúcula, o produto em destaque na Ceagesp.
Além dos benefícios da rúcula para a saúde, a hortaliça de folha de cor verde intensa e sabor marcante é muito saborosa. Pois é, a hortaliça de sabor forte, picante e amargo é o produto de destaque na Ceagesp da capital paulista.
A rúcula é uma verdura da mesma família que da mostarda originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental.
A rúcula é muito utilizada na Itália e, no Brasil, a sua utilização começou primeiro nos estados do sul, mas é atualmente conhecida no País inteiro.
Preparada crua, em saladas, ou refogada, serve para complementar refeições, devido ao seu sabor forte, capaz de neutralizar o de outros alimentos.
Esse alimento popular nas Américas, no norte do continente africano e na Europa possui baixo valor calórico e pode ser um aliado para quem deseja perder peso. A rúcula é rica o em nutrientes essenciais para o organismo humano:
- vitamina A;
- vitamina C;
- vitamina K;
- cálcio;
- ferro;
- manganês;
- potássio
Mas os benefícios da rúcula não ficam ai. A rúcula ainda tem baixo teor de ácido oxalático que inibe a absorção dos minerais e é fonte de fitoquímicos, compostos naturais que previne contra o câncer, doenças cardíacas e envelhecimento precoce.
Para quem almeja um corpo saudável, a rúcula pode ser acrescida sem medo nas refeições do dia a dia. O vegetal possui pouca quantidade de calorias e ainda proporciona saciedade, devido à presença das fibras alimentares em sua composição nutricional.
Em 2016, entraram 2.126 toneladas do alimento na Ceagesp da capital paulista vindas, principalmente, de seis municípios paulistas: Piedade, Ibiúna, Cotia, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes e Embu-Guaçu.
E você sabe o que o consumidor entende por alimentação saudável? Clique aqui e descubra!
Adaptado da Cegesp
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!