Saiba alguns dos muitos benefícios do maracujá para a saúde!
É fato que o maracujá tem imensos benefícios à saúde, que vão desde a melhora na digestão, impulsionando a imunidade, melhorando a visão, diminuindo a pressão sanguínea, aumentando a circulação sanguínea e até mesmo ajudando a prevenir certos tipos de câncer.
Então vamos destacar alguns dos principais benefícios do maracujá à saúde:
- Melhora da imunidade: a fruta da paixão ajuda o sistema imunológico porque contém vitamina C e antioxidantes. 100 gramas de maracujá contém 30 miligramas de vitamina C. Estas vitaminas ajudam a diminuir os radicais livres do corpo.
- Propriedades anti-cancerígenas: a fruta da paixão melhora as atividades anti-cancerígenas no organismo, ajudando a prevenir o câncer.
- Insônia: Pessoas que sofrem com insônia e outros distúrbios relacionados ao sono podem incluir maracujá como parte de sua dieta.
- Rico em vitamina A: o maracujá contém vitamina A, que beneficia seus olhos. Isso ajudará a prevenir cataratas, cegueira noturna e degeneração ocular.
Além dos benefícios do maracujá, clique aqui e saiba um pouco mais da produção de maracujá no Brasil. O Foodnews já apresentou algumas curiosidades e sobre o valor nutricional tanto do maracujá-doce (clique aqui) como o maracujá azedo.
O maracujá azedo é conhecido pelas suas propriedades calmantes, pois contém passiflorina, substância semelhante à morfina, nas suas folhas e raízes.
Sua casca pode surgir nas cores amarelo, vermelha roxa. Já a polpa do maracujá é a parte comestível de sabor levemente ácido e aroma potente. Clique aqui e saiba mais!
E por que o maracujá é conhecido como a fruta da paixão? Primeiro, é importante ressaltar que o maracujá representa a “Paixão de Cristo” e não a paixão entre humanos como muitos pensam. E porque o maracujá representa a “Paixão de Cristo”?
Logo que os Jesuítas chegaram às Américas, eles se encantaram com esse arbusto cujo fruto já era muito utilizado pelos índios. Inclusive o próprio nome “maracujá” é de origem tupi e significa “alimento na cuia’”.
Os jesuítas se encantaram com o maracujá e o associaram a “Paixão de Cristo” pois a flor do maracujá floresce na época da quaresma e perto da Pascoa já podemos ver frutos maduros e suas lindas flores. Eles também perceberam nas cores e na forma de suas flores muito mais que beleza e perfume, mas, símbolos que poderiam ser usados para catequizarem os índios.
Adaptado de Fresh Plaza
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!