O Foodnews destaca material da Hortifruti Brasil relacionado aos fatores que influenciam a compra de frutas e hortaliças.
O fato é que as frutas e hortaliças são amplamente comercializadas em todo o mundo e fazem parte das refeições diárias da população. Mas, quais fatores realmente influenciam o consumidor ao comprá-las?
Segundo o relatório de tendências da Fruit Logistica para 2019, “Surprises in Store“, a decisão do cliente ao optar por determinada fruta ou hortaliça está fortemente relacionada à qualidade do produto (59% dos entrevistados) – sendo este quesito responsável por cerca de 33% da satisfação total do consumidor, acima de variedade, disponibilidade, apresentação e preço.
Além disso, 47% das pessoas avaliadas estão dispostas a pagar mais para obter produtos diferenciados. Desta forma, a busca por mercadorias com qualidade exigirá – ainda mais – das cadeias produtivas e de valor. Mas, será fácil seguir a tendência?
O grande desafio, conforme o relatório, será conciliar a exigência do alto padrão de qualidade das frutas e hortaliças, juntamente com a vantagem comercial (tão almejada por produtores e comerciantes), para atender a um consumidor bem mais exigente e manter um bom ritmo de vendas.
E por falar nos fatores que influenciam a compra de frutas e hortaliças, não é apenas no Brasil que o consumo de frutas e verduras está abaixo do ideal.
Isso porque nos países desenvolvidos como a Austrália apresentam dados surpreendentemente negativos quando o assunto é o consumo de frutas e verduras! Clique aqui e saiba mais do assunto!
E já que o assunto é frutas, o Foodnews apresenta uma curiosidade do mercado de frutas ao redor do planeta. Afinal, você sabe quais são as frutas mais caras do mundo? Clique aqui e descubra!
Adaptado da Hortifruti Brasil
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!