mercado de orgânicos

Bio Brazil Fair mostra avanços no mercado de orgânicos nacional!

Bio Brazil Fair avalia o mercado de orgânicos no Brasil!

“Atingimos maturidade.” Esta frase de Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), resume os resultados da 14ª edição da Bio Brazil Fair / Biofach America Latina e NaturalTech, realizadas em São Paulo, de 6 a 9 de junho.

Este ano, a feira de produtos orgânicos conhecida como BioBrazil/BiofachAmerica Latina, e a NaturalTech, de alimentos e cosméticos naturais, saíram do seu espaço tradicional, a bienal do Parque do Ibirapuera, para um local maior: o pavilhão de exposições do Anhembi. E o resultado superou a expectativa, atingindo a marca de 40.787 visitantes, mais de 500 marcas e 1.500 lançamentos de produtos. “Pela receptividade do público e pelo número de expositores, o desafio foi vencido”, afirma Sylvia.

Durante o Fórum, o Augusto Togni, gerente de agronegócios do Sebrae, apresentou o resultado da Pesquisa Sebrae 2018 sobre o Perfil e Desafios do Produtor Orgânico Brasileiro, realizada entre abril e maio deste ano. Segundo ele, o Brasil tornou-se um grande produtor e exportador de orgânicos e conta, atualmente, com mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transição, sendo 75% de agricultores familiares.

O mercado de orgânicos no Brasil, em sua maioria, se caracteriza por envolver microempreendedores individuais (61%) que faturam até R$ 60 mil anuais. Eles estão concentrados em São Paulo (18%), Minas Gerais (12%), Rio de Janeiro (11%) e Paraná (10%).

De acordo com a pesquisa, 63% trabalham somente com produtos orgânicos. Destes, 72% cultivam frutas, seguidos por hortaliças (64%), raízes (49%), tubérculos (48%) e grãos (37%). O principal canal de comercialização é a venda direta ao consumidor (72%), seguida pelas feiras de orgânicos (55%) e mercados de pequenos portes (43%).

“O setor de orgânicos apresenta grande potencial de crescimento e ainda há muito por fazer com relação à verticalização de produtos”, afirma Togni. Para ele, um dos principais gargalos dos produtores de orgânicos é a dificuldade de acesso a insumos para iniciar o processo produtivo até chegar ao consumidor.

O mercado de orgânicos ou também conhecido por “produtos limpos” é promissor tanto por aqui quanto lá fora! Clique aqui e confira alguns números do mercado de orgânicos no Brasil e no mundo!

Adaptado da SNA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Bio Brazil Fair mostra avanços no mercado de orgânicos nacional! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!