Mercado

Quais são os principais países produtores de leite?

O Foodnews destaca os principais países produtores de leite.

Afinal de contas, você sabe quais e quanto produzem os principais países produtores de leite? A Figura a seguir ilustra os dados dos 10 principais países produtores de leite no ano de 2017.

países produtores de leite
Fonte: Dados da FAO e USDA (adaptado por Foodnews)

Como revelam os dados acima, dentro os países produtores de leite, destaque aos Estados Unidos, principal produtor mundial com 91,3 milhões de toneladas no ano de 2017.

A Índia é o segundo maior produtor de leite, com produção de 60,6 milhões de toneladas. Pois é, os 2 principais países produtores de leite estão muito à frente dos demais países. Isso porque a China, terceiro do rank entre os principais países, produz cerca de 35,7 milhões de toneladas de leite anualmente. Aliás, valor este bastante próximo do que é produzido no Brasil, quarto maior produtor mundial de leite, com 34,3 milhões de toneladas em 2017.

Pois é, apresentamos a lista dos maiores produtores mundiais de leite. E os maiores consumidores?

Quando o assunto é consumo de leite e derivados, o destaque fica para a Finlândia, com consumo percapita de 361,2kg por habitante ao ano. Isso é praticamente o consumo de 1,0kg de leite e derivado por habitante ao dia. E vale lembrar que a média mundial de consumo percapita de leite e derivados é de 108,0kg.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E além da Finlândia, os demais principais consumidores de leite e derivados são, nesta ordem, Suécia, Holanda, Suíça e Grécia. Todos esses países apresentam consumo percapita superior a 310kg por habitante ao ano.

O Foodnews tem apresentado diversos temas relacionados ao leite, consumo e preços. Mas, será que estamos familiarizados com algumas curiosidades da produção de leite? Clique aqui e saiba mais sobre algumas curiosidades e dados da produção de leite no mundo.

E você sabe a diferença entre o leite tipo A, B e C? Vamos entender um pouco mais do assunto! Clique aqui!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo