A produção de alho tem se expandido no Brasil.
Este cenário favorável à produção de alho é sustentado principalmente pela boa qualidade do produto nacional.
A produção de alho no país está concentrada em Minas Gerais, São Paulo e Goiás (com participação de 70% do total da produção, desconsiderando o alho importado).
O ideal é produzir o alho em regiões com clima seco e temperaturas amenas ou frias, com irrigação. O plantio ocorre entre março e maio, com colheita de julho a setembro.
E a rentabilidade da produção de alho é considerada boa no Brasil.
Apesar da expansão da produção, motivada pelo ganho de produtividade, a área não está aumentando devido ao risco elevado da cultura e à concorrência com o alho da China. Uma limitação para a expansão das compras do bulbo no mercado internacional deve-se às tarifas de importação sobre o produto chinês.
A participação do alho brasileiro no mercado nacional continua em alta, devido ao seu sabor mais acentuado e aparência mais atrativa. Pela evolução da produção brasileira (ganhos de produtividade), há chances de o País se tornar autossuficiente na comercialização de alho.
Mas a concorrência do alho nacional com o chinês é alta!
Nesse contexto, o Foodnews destaca também para a invasão de alho chinês no Brasil, fato que já vem ocorrendo desde 2000.
Os cozinheiros talvez não tenham notado, mas um dos temperos mais populares no Brasil é cada vez mais chinês.
O alho chinês já está presente em 1 de cada 3 produtos consumidos no país (clique aqui e saiba mais).
Na Abras, destaque é dado a importância da agropecuária no controle da inflação dos alimentos!
Quanto maior a produção e produtividade agrícola do Brasil, mais os preços caem, o que beneficia o setor supermercadista e, consequentemente, o consumidor, disse o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) durante entrevista logo após participar do 51ª Convenção da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), em São Paulo (clique aqui).
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