Embargo europeu agrava crise no setor avícola nacional!

O setor avícola brasileiro enfrenta dificuldades em 2018, pressionado pelo preço da carne de frango em queda no mercado interno.

A decisão da União Europeia de descredenciar cerca de 20 frigoríficos brasileiros autorizados a exportar carne de frango ao bloco agravou a crise no setor avícola nacional, visto que os embarques vinham sendo uma alternativa para o escoamento do produto, apesar de não registrarem desempenho excelente neste ano de 2018.

Em abril de 2018, as exportações da carne de frango in natura já estiveram bastante enfraquecidas. Segundo dados da Secex, até a terceira semana do mês, a média diária de embarques era de 12,8 mil toneladas, a menor em 38 meses.

No mercado interno, conforme colaboradores do Cepea, a demanda segue desaquecida, pressionando o valor da carne no atacado. Aliás, a questão do preço da carne de frango tem sido discutida no Foodnews, especialmente em 2018, já que os preços atingiram o menor patamar dos últimos 12 anos (clique aqui).

O fato é que o cenário de preços em queda e custos de produção em alta (clique aqui) tem prejudicado o setor avícola nacional nesses primeiros 4 meses de 2018.

Diante desse quadro de dificuldade, os frigoríficos reduziram abates, também pressionando as cotações do animal vivo. Além disso, os preços dos principais insumos utilizados na atividade (milho e farelo de soja) estão em alta, dificultando a situação do setor avícola, como mencionado acima.

E mudando um pouco o assunto, você sabia que boa parte dos consumidores ainda acredita que o frango, no Brasil, é criado com hormônio? Pois é, mas apesar desta crença, esta informação não é verdadeira. Clique aqui e saiba mais do assunto!

E falando em carne bovina, o Foodnews apresenta o comportamento de preços da carne bovina no atacado paulista nos últimos meses, até março de 2018. Clique aqui!

Adaptado do Cepea

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Embargo europeu agrava crise no setor avícola nacional! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!