Videogame usado para incentivar consumo de frutas e verduras

Você sabia que o videogame pode ser usado para incentivar o consumo de frutas e verduras entre os jovens?
Pois é, o videogame pode ser usado para fazer as crianças comerem mais frutas e verduras.
“Gamificação” é definida como a aplicação de elementos típicos de videogame (sistemas de recompensa, coleta de pontos, etc.) em outras atividades da vida, como para o consumo de frutas e verduras.
O fato é que o uso videogames é comum e muitas vezes excessivo entre os jovens mundo afora. No entanto, isso pode ter seu lado positivo, pois os videogames também podem ser usados para incentivar outras áreas de atividade que não são de jogos, como saúde e nutrição.
Os videogames podem ser usados como ferramentas educacionais. Ao implementar sistemas de recompensa tangíveis, pode-se incentivar o consumo de frutas e verduras.
E um jogo desenvolvido usando uma narrativa onde ‘heróis’ capturavam ‘vilões’ com a ajuda de frutas e vegetais ajudou a incentivar o consumo de frutas e verduras. Após 13 dias de jogo, o consumo de frutas aumentou em 66% e o consumo de vegetais em 44%. A proposta era que, uma vez que os alunos consumiam o suficiente de uma fruta ou vegetal para a “missão” da semana, o vilão era capturado e a próxima tarefa do jogo discutida. Se os níveis de consumo estivessem abaixo de uma linha específica, os alunos não poderiam ouvir a narrativa da semana seguinte e eram encorajados a consumirem mais frutas e verduras.
Empresas como Netflix, Facebook e Google sabem, como muitos desenvolvedores de jogos, como um sistema recompensador pode influenciar pessoas a tomar certas atitudes. Você pode usar esse conhecimento para obter os clientes assistem a episódios na Netflix, mas você também pode fazer com que as pessoas se alimentem de modo mais saudável. O fato de esse conhecimento estar sendo usado para apoiar estilos de vida saudáveis é um grande avanço.
O Foodnews apresenta uma curiosidade do mercado de frutas ao redor do planeta. Afinal, você sabe quais são as frutas mais caras do mundo? Clique aqui e descubra!
Adaptado de Fresh Plaza
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!