Mercado

Como está o ritmo de abate de vacas no Brasil?

O Farmnews atualiza os dados da taxa de abate de vacas no Brasil, um dos principais indicadores de crescimento do rebanho.

Afinal, o ritmo de abate de vacas tem aumentado ou diminuído por aqui?

A Figura a seguir ilustra a evolução trimestral do abate de vacas no País, segundo dados do IBGE, em milhões de cabeças, desde o 1° trimestre de 2014.

 

.abate de vacas no Brasil
Fonte: Dados do IBGE (adaptado por Farmnews)

 

O abate de vacas em 2017 tem aumentado em relação a 2016.

No 2° trimestre de 2017 o abate de vacas foi de 2,45 milhões de cabeças, enquanto no 2° trimestre de 2016 o abate de vacas somou 2,39 milhões de animais.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O abate atual (2° trimestre de 2017) foi ligeiramente menor que o valor apurado no mesmo período de 2015 (2,47 milhões) e inferior ao abate observado no 2° trimestre de 2014 (2,90 milhões).

Vale lembrar que no segundo semestre de cada ano o ritmo de abate de vacas cai sensivelmente devido ao período de estação reprodutiva.

Bom, estamos avaliando o abate de vacas em termos absolutos, mas, qual a taxa de abate de vacas em relação ao total de animais abatidos?

A Figura abaixo destaca a evolução da taxa de abate de vacas no Brasil, ou seja, o total de vacas abatidas sobre o número total de bovinos abatidos em cada trimestre, desde 2014.

 

.abate de vacas no Brasil
Fonte: Dados do IBGE (adaptado por Farmnews)

 

Quando avaliamos a taxa de abate de vacas, vemos que o patamar atual (2° trimestre de 2017) está bastante próximo do patamar mais alto para o período (2° trimestre de 2014), indicando uma maior intenção de abater vacas.

Mesmo menor que 2015 em termos absolutos, em termos relativos a taxa de abate de vacas em 2017 tem sido maior que 2015 e 2016 quando avaliada para os mesmos períodos de cada trimestre.

Aliás, o Farmnews discutiu sobre o melhor momento para descartar as vacas de corte, já que essa é uma questão bastante particular, dependendo da estratégia de cada fazendeiro. No entanto, um ponto deve ser destacado.

O melhor momento de descartar as vacas é somente após ela retornar em lucro. Bom, pelo menos seria esse o objetivo ideal do ponto de vista econômico.

E é ai que entra um outro importante ponto. Com quantos anos isso acontece, ou seja, com quantos anos e crias uma vaca retorna em lucro para o sistema produtivo? Clique aqui e saiba mais!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo