Mercado

Perspectiva de crescimento das áreas de produção de alimentos

A expansão das áreas de produção de alimentos ao redor do mundo deverá continuar nas próximas décadas?

Essa é uma questão polêmica até para os estudiosos do assunto, embora algumas estimativas existam sobre o assunto.

A FAO prevê que o uso de áreas de produção de alimentos no mundo continuará a crescer até 2050, no entanto, essa taxa de expansão ocorrerá em um ritmo bem mais lento do que nos últimos 50 anos.

E a maior parte deste crescimento do uso de áreas de produção de alimentos irá ocorrer nos países em desenvolvimento, enquanto que o uso de terras nos países desenvolvidos continuará a cair. O Farmnews destacou as áreas de expansão de terras agricultáveis no mundo. Clique aqui e confira os dados!

Vale destacar, contudo, que esta projeção da FAO de expansão contínua de áreas de produção de alimentos ​​até 2050 foi contestada. Algumas projeções variam significativamente e sugerem que o mundo não atingirá o pico em terras agrícolas antes de 2050. A maioria das projeções sugere, no entanto, que o pico de expansão do uso das áreas de produção de alimentos ocorrerá entre 2020 e 2040.

O que temos de dados reais é que no período de 2009 a 2014, a taxa média anual de crescimento das áreas agrícolas mundiais foi de 0,37%. Em outras palavras, as áreas de produção de alimentos aumentaram cerca de 0,37% ao ano nos últimos 5 anos.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Mas e no futuro, o que esperar? Bom, antes vale lembrar que a área terrestre do mundo é de 13,00 bilhões de hectares e 4,88 bilhões de hectares são classificados como “área agrícola” pela FAO (37,6% da área terrestre do planeta).

A utilização da superfície agrícola divide-se em 3 categorias: terra arável (28% da superfície agrícola global), culturas permanentes (3%) e pastagens permanentes e pastagens (69%), que representam a maior parte da superfície agrícola mundial.

Mas voltando a pergunta acima, atualmente temos cerca de 4,88 bilhões de hectares destinados a produção agrícola. A estimativa futura varia conforme a fonte, mas, vamos apresentar as perspectivas da FAO para o ano de 2050, já que estamos usando esta referências para os números apresentados aqui. E de acordo com a FAO, em 2050 a área de produção agrícola deve atingir 4,91 bilhões de hectares, ou seja, um crescimento bastante pequeno em relação aos números atuais.

Adaptado da FAO

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo