Mercado

Produtividade da pecuária de corte, avaliada em arrobas por hectare

O Farmnews apresenta dados de produtividade da pecuária de corte nacional,  considerando a evolução do indicador de arrobas por hectare.

Afinal, como tem evoluído a produção de arrobas por hectare da pecuária de corte nacional?

De 2013 a 2017, a produtividade média da pecuária nacional foi de 5,57 arrobas por hectare, expressivo aumento de 22,2% frente à média de 2007 a 2012, de 4,56 arrobas por hectare.

Os destaques foram os estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo, onde a produtividade média dos estados atingiu 5,72 arrobas por hectare. Esses são resultados de pesquisa da CNA em parceria com o Cepea.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Para o estudo da produtividade, os estados foram agrupados de acordo com sua semelhança produtiva. Acre, Bahia, Maranhão, Pará e Tocantins foram classificados como Grupo 1, visto que mantiveram seus sistemas típicos similares ao longo dos últimos 10 anos. O Grupo 2 considerou Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo. Já Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul fazem parte do Grupo 3, já que as propriedades típicas destes estados trabalham com pecuária e agricultura.

Na média dos estados do Grupo 1, foi observada elevação da taxa de desfrute (23%) e inclusão de gastos com alimentação, o que possibilitou o aumento de produtividade, de 4,87 @/ha em 2007- 2012 para 5,59 @/ha em 2013-2017. Além disso, neste grupo, verificam-se o uso de melhoramento genético, por meio da compra de reprodutores com maior valor agregado e maior qualidade do alimento fornecido ao rebanho.

No caso dos estados do Grupo 2 a produtividade média aumentou para 5,72 arrobas por hectare em 2013 a 2017, contra 5,33 @/ha de 2007 a 2012. Este aumento de 7,3% pode ser explicado pela redução do ciclo produtivo dos animais dentro de uma mesma propriedade e pelo uso mais eficaz dos fatores de produção.

Com relação ao Grupo 3, apesar do menor índice de produtividade médio entre os grupos (5,39 @ produzidas/ha), destaca-se o aumento de 55,1% de 2007-2012 para 2013-2017 da produção. Essa alavancagem é explicada pela inserção da agricultura nesses estados, que permitiu ao produtor não depender unicamente das pastagens como fonte de alimento. Aliado a isso, há redução do efeito sazonal dos animais, ou seja, mantém o ganho de peso do rebanho ao longo do ano.

O Farmnews apresenta dados que revelam o crescimento e o perfil da pecuária de corte do Brasil. Afinal, quais os indicadores da pecuária de corte nacional e como eles tem evoluído? Clique aqui e saiba mais!

Destacamos também alguns dados que mostram a evolução da produtividade da pecuária de corte, 100 anos de história! Clique aqui e confira!

Para acessar o documento completo da CNA sobre o assunto, clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo