Mercado

E o boi gordo comparado a outros investimentos na última década?

O Farmnews apresenta a variação de preços do boi gordo comparado a outros investimentos disponíveis no mercado ao longo da últimos 10, 5 e 2 anos.

A Tabela a seguir apresenta os preços e a variação do boi gordo comparado a outros investimentos (dólar, Ibovespa e ouro) em abril de 2008, abril de 2013 e abril de 2016 em relação aos valores de abril 2018. Vale lembrar que os preços do boi gordo referem-se aos valores do indicador Cepea/Esalq.

boi gordo comparado a outros investimentos

E o melhor investimento ao longo da última década, dentre os 4 avaliados pelo Farmnews foi o ouro, com ganho acumulado de 181,5% de abril de 2008 a abril de 2018. O segundo melhor investimento destacado na Tabela acima foi o dólar, com ganho de 105,9% na última década. Já o boi gordo foi melhor que o investimento de maior risco, o Ibovespa, que acumulou alta de apenas 26,9% desde abril de 2008.

O fato é que a valorização do boi gordo comparado a outros investimentos não tem sido muito animadora, embora seja mais seguro quando comparado ao mercado acionário e ao dólar.

Mas além da valorização do boi gordo, uma das preocupações se refere a lucratividade da atividade. Em outras palavras, como tem evoluído a margem do pecuarista ao longo dos últimos anos? E isso pode ser melhor compreendido quando comparamos os preços do boi gordo gordo com um indicador de inflação.

Desse modo, vamos analisar a variação do boi gordo e da inflação, medida pelo IGP-M, nos últimos 11, 5 e 2 anos. Afinal, como evoluíram os preços do boi gordo e do indicador de inflação desde 2008, 2014 e 2016? Clique aqui e saiba mais!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews atualiza seus leitores para o comportamento dos preços corrigidos do boi gordo nos últimos 50 anos, ou seja, desde 1967. O objetivo é mostrar os preços do boi gordo ao longo dos anos, no valor de hoje, ou seja, corrigidos pela inflação. Em outras palavras, quanto seria, no valor de hoje, o preço do boi gordo praticado em 1967, incluindo a inflação acumulada no País ao longo de todo esse período? Clique aqui e descubra!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo