Mercado

Como está a relação de troca de boi gordo por sal mineral em 2019?

O Farmnews avalia o poder de compra do pecuarista, apresentando dados da relação de troca de boi gordo por sal mineral.

Afinal, como evoluiu em 2019, até agosto, a relação de troca de arrobas de boi gordo por saca de sal mineral?

A Tabela a seguir apresenta dados do preço do sal mineral, avaliado em sacas de 25kg e da arroba do boi gordo, entre janeiro de 2018 e julho de 2019, segundo dados do IEA e Cepea, respectivamente.

boi gordo por sal mineral

Os dados acima revelam que a relação de troca de boi gordo por sal mineral melhorou ao longo de 2019.

Isso porque em janeiro de 2019 o poder de compra do pecuarista foi de 1,87 sacas de sal mineral de 25kg por arroba de boi gordo e em julho essa relação foi de 2,09 sacas por arroba.

Contudo, apesar da alta do indicador em 2019, aa média de 2018, entre janeiro e julho, o poder de compra do pecuarista foi de 2,25 sacas de sal mineral por arroba, valor superior ao observado no mesmo período de 2019, de 2,04.

Isso mostra que em 2019, pelo menos até a parcial do ano, os dados indicam que o custo de produção foi mais alto comparado a 2018. E somado a custo de insumos mais caros quando comparado ao poder de compra do pecuarista, a valorização do bezerro frente ao boi gordo tem colocado pressão negativa na margem da atividade de recria e engorda (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O fato é que essa melhora do poder de compra do pecuarista em 2019, pelo menos até julho, está mais atrelada a queda no preço médio do sal mineral do que da alta do boi gordo, como indicam os dados da Tabela acima.

E por falar em preço do sal, clique aqui e confira como evoluíram os dados de custo de produção da engorda de bovinos confinados em 2019, entre janeiro e agosto de 2019, segundo dados do LAE/USP.

A Figura abaixo ilustra a evolução mensal da relação de troca de boi gordo por sal mineral entre janeiro de 2018 e julho de 2019, em sacas por arroba.

boi gordo por sal mineral
Fonte: Dados do IEA e Cepea (adaptado por Farmnews)

O Farmnews compara o comportamento de preços do boi gordo e algumas alternativas de investimento na parcial de 2019. Afinal, de janeiro a agosto de 2019 investir em boi gordo foi um bom negócio? Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo