O ministro Blairo Maggi lidera a missão do Mapa que participa da 7ª Reunião dos Ministros da Agricultura dos BRICS, na China.
O evento, em Nanquim, vai debater a inovação tecnológica para o fortalecimento da agricultura e a cooperação no setor do agronegócio entre os países do bloco conhecido como Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Blairo também terá reuniões com autoridades chinesas, dirigentes da maior estatal de processamento de alimentos do país asiático e importadores de soja, entre outros compromissos.
A China devido sua importância para o agronegócio do Brasil tem sido destacada em diversos artigos no Farmnews.
O mercado chinês é atualmente o principal destino da carne bovina do Brasil (clique aqui) e diante da baixa produção e expectativa de aumento na produção de carne bovina naquele país (clique aqui), abre importantes possibilidades para a pecuária de corte nacional.
A expectativa do mercado chinês no longo prazo em relação ao mercado de alimentos é outro tema apresentado no Farmnews (clique aqui).
O fato é que a China tem se preocupado claramente com a segurança alimentar nos últimos anos, diante do crescimento da renda e da população. O assunto é destaque no país diante de um cenário de limitação da produção do alimentos e a crescente dependência da China da importação!
A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O’Neil, em 2001. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.
O peso econômico dos BRICS é certamente considerável.
Em paridade de poder de compra, o PIB dos BRICS já supera hoje o dos EUA ou o da União Europeia. O PIB conjunto dos cinco países representam algo em torno de 20% da economia mundial.
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de fazenda de pecuária de corte!