Mercado

Expectativa é de custo da engorda de bovinos estável em 2019

A expectativa para 2019 é de estabilidade para o custo da engorda de bovinos confinados.

O fato é que os colaboradores consultados pelo Cepea estão otimistas quanto ao cenário para 2019, tanto em termos de custo da engorda de bovinos confinados, como de um aquecimento da demanda doméstica por carne bovina.

Agentes esperam que o mercado doméstico se aqueça neste ano e que as exportações de carne bovina mantenham o bom ritmo verificado no segundo semestre de 2018 (clique aqui), contexto que deve estimular produtores a investirem.

Aliás, clique aqui e confira as perspectivas para o mercado do boi gordo em 2019!

O cenário econômico é favorável para este ano, com inflação controlada, taxa de juros baixa e perspectivas de mais investimentos com o novo governo. Estimativas indicam crescimento de 2,5% do PIB para 2019 e de 2,5 a 3% para 2020, contexto que pode aumentar o poder de compra de pecuaristas.

Quanto ao dólar, deve variar entre R$3,70 e R$3,80, patamar que favorece as exportações nacionais de carne, mas encarece as importações de insumos. No contexto internacional, o pecuarista brasileiro deve se atentar à trégua das disputas comerciais entre a China e os Estados Unidos, que tende a pressionar os valores de produtos agrícolas brasileiros, especialmente grãos e carnes.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O cenário indica estabilidade nos custos de produção do pecuarista em 2019, uma vez que os preços dos grãos, que compõem cerca de 14% do gasto de confinadores, de acordo com levantamento do Cepea em parceria com a CNA, podem não variar fortemente.

No caso do milho, o Cepea indica que os preços do grão podem variar entre estabilidade e queda em 2019. Isso porque os produtores foram incentivados pelos bons preços do grão nos últimos meses e pelo rápido semeio da soja, que beneficiará o cultivo da segunda safra de milho.

Já para a soja, o Cepea indica que a expectativa de nova safra recorde em 2019 pode não se concretizar, pois o crescimento na área será insuficiente para compensar a possível queda na produtividade. Clique aqui e saiba mais das perspectivas do mercado de soja para 2019!

Quanto aos insumos pecuários importados, como o fosfato do sal mineral, ureia e fertilizantes (adubos), devem seguir o movimento do câmbio. Vale lembrar, no entanto, que esses insumos compõem apenas 3% dos custos, não impactando expressivamente na rentabilidade do produtor.

E por falar na perspectiva de custo da engorda de bovinos confinados, clique aqui e confira a evolução desses custos ao longo de 2018!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo