Mercado

Custo da fazenda, como e por onde começar?

Vamos destacar alguns temas e materiais que visam introduzir o custo da fazenda aos menos familiarizados com o assunto.

No Farmnews falamos muito de mercado e tendência de preços. Esses são os assuntos mais comuns e é importante acompanhar os preços das commodities agrícolas, mas, igualmente fundamental ter os dados de custo da fazenda.

Podemos dizer que no agronegócio temos recursos para gerir e outros para monitorar. O lado do custo da fazenda fica no lado da gestão e o de preços, mais do acompanhamento (clique aqui). Claro, podemos utilizar recursos de mercado futuro, um planejamento de venda que busque uma melhor época de venda para preços melhores, mas, não deixa de ser um lado onde mais acompanhamos que gerimos.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Então vamos apresentar alguns temas e materiais apresentados no Farmnews que falam de custo da fazenda. O objetivo aqui é concentrar materiais relacionados a custo da fazenda e tentar tirar dúvidas e oferecer material que facilite o entendimento do assunto.

Uma das principais questões relacionadas ao assunto se refere ao fluxo de caixa. Muitos fazendeiros tem dificuldade em desenvolver e manter um estudo de caixa do seu negócio. Clique aqui e saiba mais sobre fluxo de caixa. E clique aqui para baixar um modelo de fluxo de caixa que talvez seja útil para o seu negócio!

De fato, talvez o mais importante neste início de processo de controle de custo da fazenda seja estabelecer um fluxo de caixa e apurar os gastos, alocando os itens de custo por centro de custo. Nesse aspecto, temos um material que talvez facilite a identificação dos custos de produção da fazenda (clique aqui).

Para aqueles que já controlam o custo da fazenda e já falam em plano orçamentário e controle de metas, temos igualmente alguns materiais que possam ser interessantes. No Farmnews temos abordado assuntos relacionados a gestão pecuária e os primeiros passos para um planejamento financeiro (clique aqui), da importância de criar metas (clique aqui), e em como começar um plano orçamentário (clique aqui).

O controle da variação do estoque de animais (clique aqui) e da projeção de rebanho (clique aqui) são temas igualmente relevantes. E para finalizar é importante lembrar que o resultado final do controle de custo da fazenda é o de apurar o lucro do negócio. Nesse aspecto, clique aqui e saiba como avaliar o lucro da fazenda por meio do Demostrativo de Resultado (DRE).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo