Mercado

Custo de produção pecuária e preços do boi gordo estáveis em 2018

O custo de produção pecuária e os preço do boi gordo pouco variaram nos 2 primeiros meses de 2018.

Após um 2017 conturbado para o mercado pecuário, 2018 se inicia com relativa estabilidade nos preços da arroba. Clique aqui e confira o comportamento dos preços do boi gordo em 2018 frente aos anos anteriores!

O indicador Cepea/Esalq do boi gordo recuou ligeiro 0,58% no primeiro bimestre de 2018. Pelo lado do custo de produção pecuária, no mesmo período, houve pequena alta acumulada de 0,66% no COE (Custo Operacional Efetivo) e de 0,53% no COT (Custo Operacional Total, que engloba pró-labore e depreciações).

Essas variações do custo de produção pecuária são referentes aos 13 estados (AC, BA, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PR, RO, RS, SP e TO) que compõem a “média Brasil”, calculada pelo Cepea em parceria com a CNA.

A elevação no custo de produção pecuária nos 2 primeiros meses de 2018 esteve atrelada, principalmente, às valorizações da suplementação mineral, dos combustíveis e da mão de obra.

Quanto ao mercado do boi gordo ao longo de 2018, a Figura a seguir ilustra a evolução diária dos preços. De modo geral, tanto compradores quanto vendedores se posicionam de maneira recuada.

custo de produção pecuária
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

No acumulado do ano o preço do boi gordo apresenta queda de 1,1% até o dia 22 de março. E a Figura acima destaca a pouca amplitude de variação das cotações até o momento, oscilando entre a mínima de R$143,9 e a máxima de R$148,7 por arroba.

E por falar em custo, o Farmnews destacar alguns temas e materiais, como fluxo de caixa, plano orçamentário, variação do estoque de gado entre outros, que visam introduzir o custo de produção pecuária aos menos familiarizados com o assunto (clique aqui e confira)!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo