Mercado

O custo do confinamento em 2020 no maior valor da série do LAE/USP.

O custo do confinamento, representado pelo indicador de custo da diária-boi, avaliado pelo LAE/USP, alcançou em agosto, o maior valor para São Paulo.

O fato é que o Informativo do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) identificou-se aumento dos custos da diária-boi (CDB) para os confinamentos representativos do Estado São Paulo médio (CSPm), grande (CSPg) e de Goiás (CGO), conforme pode ser observado na Tabela abaixo.

Aliás, o custo do confinamento de SP apresentou, em agosto de 2020, o maior valor desde o início do monitoramento do LAE/USP, em abril de 2017.

A Tabela a seguir apresenta os dados de custo da diária-boi (CDB) em 2020, de janeiro a agosto e em agosto de 2019, segundo dados do LAE/USP.

No Estado de São Paulo, de modo geral, os insumos da alimentação animal aumentaram de preço no comparativo entre os meses de julho e agosto de 2020. Alguns itens que se destacaram foram sorgo, milho e farelo de algodão (38% PB) com aumentos de 17%, 16%, 9%, respectivamente. Em
Goiás, os aumentos de preços aconteceram em menor proporção, que para o sorgo e milho foram de 5% e 7%, na devida ordem. Como consequência, os custos de alimentação nas propriedades representativas de CSPm, CSPg e CGO aumentaram em 6,7%, 5,8% e 4,3%, respectivamente.

O Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) aumentou entre os meses de julho e agosto. No acumulado de 2020 o indicador para CGO aumentou 1,5% e para CSPm e CSPg subiu 11,3% e 13,2%, respectivamente (Figura).

A Figura abaixo ilustra a evolução mensal do custo do confinamento ao longo de 2020, segundo dados do LAE/USP.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Fonte: Dados do LAE/USP (adaptado por Farmnews)

Vale lembrar que apesar de 2020 já ser um ano histórico para a pecuária, os valores recordes do boi gordo não representam, necessariamente, lucro para o pecuarista. Clique aqui e saiba mais do assunto!

O Farmnews apresenta evolução do comportamento do preço da arroba do bezerro entre janeiro e início de setembro, em 2019 e 2020. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e acesse

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo