Mercado

Inflação supera boi gordo nos 5 primeiros meses de 2019

O Farmnews apresenta a variação acumulada dos preços do boi gordo e da inflação entre janeiro e maio de 2019.

Afinal, como está a variação acumulada dos preços do boi gordo e da inflação, medida pelo IGP-M, na parcial de 2019?

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do IGP-M e do indicador Cepea do boi gordo, entre janeiro e maio de 2019.

inflação
Fonte: Dados da FGV e Cepea (adaptado por Farmnews)

No acumulado até maio, o boi gordo apresenta alta de 1,7% em 2019. Isso porque o preço médio do boi gordo em maio de 2019 foi de R$152,7 por arroba, valor 1,7% superior ao observado ao final de 2018 (dez-18, R$150,2 por arroba).

Pois é, mas a inflação medida pelo IGP-M acumulou alta superior ao boi gordo no período, com valorização de 3,56% até maio.

Apesar da perda em relação a inflação, o preço médio do boi gordo em maio de 2019 foi bastante superior à média apurada no mesmo período de 2018, em valor nominal. Clique aqui e confira a média de preços do boi gordo em maio ao longo de 10 anos, de 2010 a 2019!

Vale destacar também que a temporária suspensão das exportação de carne bovina brasileira para a China (clique aqui) tem pressionado ainda mais as cotações do mercado pecuário nesse período de safra.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Nesse cenário, vale destacar a forte oscilação de preços da arroba no mercado futuro observada no final de maio e no começo de junho de 2019 (clique aqui).

O fato é que apesar do movimento de baixa, típico para o período do ano (clique aqui), as perspectivas seguem positivas para o mercado do boi gordo em 2019. E mesmo com a temporária suspensão das exportações de carne bovina para o mercado chinês, no acumulado até maio os números desse mercado para o Brasil nunca foram tão positivos (clique aqui).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo