Mercado

Qual o lucro da atividade de cria por país, em dólares por hectare?

E afinal, você sabe qual o lucro da atividade de cria entre os principais produtores mundiais de bezerros(as)?

Pois é, o CEPEA reuniu informações e o Farmnews apresenta alguns dos destaques do estudo.

O fato é que apesar de não competir diretamente com outros países, a etapa da cria em sistemas de produção pecuários é a responsável por determinar a quantidade e a qualidade dos animais que serão abatidos, seja para consumo nacional e/ou destinados à exportação.

Desta forma, os sistemas de produção de cria vigentes nos países são determinantes em sua capacidade produtiva nos mercados nacional e internacional. Nesse sentido, dados do Agri Benchmark permitem fazer uma comparação de resultados técnicos e econômicos, uma vez que são baseados em propriedades modais – assim como as levantadas pelo projeto Campo Futuro, parceria entre a CNA e o Cepea – para analisar sistemas de produção e sua lucratividade.

Os valores são referentes aos resultados de 2018 (divulgados em 2019), padronizados em dólar norte-americano. Dos sistemas de cria a pasto, avaliados em 13 países, a área média necessária para se desmamar um bezerro (macho ou fêmea) é de 10,6 hectares/cabeça. Neste item, as propriedades avaliadas no Brasil estão na terceira posição, tendo em vista que necessitam, em média, de 3,1 ha/cabeça. Atualmente, a média obtida pelos painéis do Projeto Campo Futuro é de 2,6 ha/cabeça, considerando-se 72 sistemas de cria nos 13 principais estados produtivos do país.

Ao se avaliar o peso médio na desmama destes animais, as propriedades brasileiras avaliadas apresentam números abaixo da média mundial, com 170 kg, contra média de 210 kg para sistemas a pasto. Clique aqui e confira a evolução do peso dos bezerros a desmama no Brasil, segundo média Cepea.

Acompanhe - O Farmnews indica!

A Tabela a seguir apresenta os dados de receita, custo operacional e margem de lucro da atividade de cria, em dólares por hectare, em termos médios por país alguns dos principais países produtores, segundo dados do Agri Benchmark.

Uma análise dos custos por área mostra que as despesas operacionais brasileiras são proporcionais à média dos sistemas amostrados. No entanto, a baixa produtividade por área limita a capacidade de pagamento (Custo Operacional), ficando com margens abaixo de outros países com custos semelhantes, como a Argentina.

Pois é, o lucro da atividade de cria no Brasil é inferior ao observado na Argentina, Austrália e Paraguai, mas muito superior ao apurado nos Estados Unidos.

E por falar no lucro da atividade de cria, os índices de produtividade da atividade no Brasil mostram que ainda há muito espaço para melhoria. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Por fim, é notável que a baixa produtividade de sistemas de produção de cria é observada em diversos países. Frente à crescente demanda por proteína animal, motivada pelo aumento populacional e elevação da renda per capita em países em desenvolvimento, há uma oportunidade de mercado para o Brasil, com potencial de crescimento produtivo graças a seu clima favorável e extensão territorial.

Vale destacar que em 2019 a fake meat foi destaca da mídia, embora o mercado de carne de verdade segue muito bem! Clique aqui e saiba mais!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo