Mercado

Preços agrícolas e opções de investimentos em julho de 2020

O Farmnews apresenta dados que mostram a variação dos preços agrícolas e demais opções de investimento em julho de 2020.

Afinal de contas, o que apresentou os maiores percentuais de ganho, as commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja ou algumas alternativas de investimento em julho de 2020?

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços das commodities agrícolas e valorização de algumas alternativas de investimento em julho de 2020, segundo dados compilados pelo Farmnews.

Fonte: Dados do Cepea e Calculo Exato (adaptado por Farmnews)

O fato é que o ouro e o Ibovespa nessa ordem, foram os principais destaques de valorização dentre as alternativas de investimento comparadas pelo Farmnews em julho de 2020. O ouro apresentou alta de 8,30%, enquanto o Ibovespa de 6,97% em julho de 2020.

Apesar disso, os preços agrícolas também apresentaram alta expressiva em julho de 2020.

No caso do bezerro, especificamente, os preços da categoria tem alcançado patamares recorde, inclusive superando pela primeira vez a barreira dos R$2,0 mil por cabeça (clique aqui). Em julho de 2020 a valorização da categoria foi de 4,66%, mas no acumulado do ano a alta foi de 40,7%. O Farmnews apresenta os dados do preço mensal do bezerro, em valor nominal, entre janeiro de 2017 a julho de 2020. Clique aqui e confira!

O milho apresentou alta semelhante ao bezerro em julho, embora no ano seja o produto com o menor ganho acumulado dentre aqueles acompanhadas pelo Farmnews (clique aqui e confira). O preço do milho passou a operar acima de R$50,0 por saca em julho, o que não era observado desde abril (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O boi gordo em julho foi cotado no patamar mais elevado da historia para o período e no ano passou a acumular alta próxima de 20%. Contudo, a alta do boi gordo segue muito abaixo daquela observada para o bezerro, o que tem pressionado a relação de troca de bezerros por boi gordo.

O Farmnews apresenta os dados do preço mensal do boi gordo entre janeiro de 2017 e a parcial de julho de 2020. Clique aqui e confira os dados!

No caso da soja, o grão acumulou ganho de 35,2% ate julho de 2020, impulsionado por exportações recordes do complexo soja. Inclusive, a exemplo do bezerro, a oleaginosa foi cotada a patamares recorde ao longo dos 6 primeiros meses do ano (clique aqui).

O importante e que em julho os preços agrícolas apresentaram alta frente ao indicador de inflação (IGP-M) e investimentos como poupança e CDI (Figura). E, claro, cabe ressaltar a queda do dólar no mês. Pois é, mas apesar da queda pontual, a cotação da moeda segue acumulando forte alta no ano e, contribuindo para a competitividade das commodities brasileiras no mercado internacional.

O Farmnews apresenta alguns dados que revelam a participação do agro na exportação total do Brasil. Afinal, quais são os principais blocos de países e quanto o agro participa do total de receita da exportação brasileira? Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo