Mercado

Preços corrigidos do boi gordo, de janeiro de 1997 a junho de 2018

O Farmnews atualiza o comportamento mensal dos preços corrigidos do boi gordo desde 1997.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal dos preços corrigidos do boi gordo entre janeiro de 1997 e junho de 2018 (parcial até dia 20), segundo indicador Cepea/Esalq e deflacionados pelo IGP-M.

preços corrigidos do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq e FGV (adaptado por Farmnews)

 

Os dados apresentados acima revelam o momento desfavorável de preços do boi gordo ao longo dos últimos anos, especialmente a partir do ano de 2015. Considerando apenas um período mais recente de tempo, o movimento de queda nos preços corrigidos do boi gordo iniciada em 2015 pode ser melhor visualizada na Figura a seguir.

 

preços corrigidos do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq e FGV (adaptado por Farmnews)

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Quando comparamos os preços corrigidos do boi gordo mês a mês em cada um dos últimos anos, vemos que o valor parcial de junho de 2018 (até dia 20) está abaixo dos valores praticados no mesmo período dos anos de 2014, 2015 e 2016, mas, segue acima do valor observado em junho de 2017.

Não podemos esquecer que no primeiro semestre do ano passado a pecuária de corte sofreu uma forte pressão negativa decorrente dos efeitos da Operação Carne Fraca. Clique aqui e relembre alguns dados do caso! O Farmnews atualiza o comportamento mensal dos preços corrigidos do bezerro ao longo dos últimos anos, desde 2010 (clique aqui).

O Farmnews atualiza seus leitores para o comportamento dos preços corrigidos do boi gordo nos últimos 50 anos, ou seja, desde 1967. O objetivo é mostrar os preços do boi gordo ao longo dos anos, no valor de hoje, ou seja, corrigidos pela inflação. Em outras palavras, quanto seria, no valor de hoje, o preço do boi gordo praticado em 1967, incluindo a inflação acumulada no País ao longo de todo esse período? Clique aqui e descubra!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo