Preços do boi gordo nos meses de maio dos últimos anos

O Farmnews apresenta os preços do boi gordo, em valores médios nominais, nos meses de maio dos últimos anos.
O mês de maio é tradicionalmente um mês importante para os pecuaristas, tanto no mercado físico como no futuro.
No mercado físico maio é um mês de referência no período de safra e, por consequência, concentra maior procura e liquidez nos contratos futuros, ao lado de outubro, tradicionalmente um mês de referência quando o assunto é entressafra.
Aliás, comparamos os preços médios observados em outubro dos últimos anos, a exemplo do exercício que estamos fazendo neste artigo. Clique aqui para acessar o artigo!
Mas voltando a maio e ao mês de safra, como tem de comportado os preço do boi gordo neste mês ao longo dos últimos anos?
A Tabela abaixo apresenta os preços médios praticados em maio desde o ano de 2010, segundo dados do Cepea/Esalq.
Ao longo dos últimos anos em apenas duas oportunidades os preços do boi gordo em maio caíram em relação ao ano anterior. Isso aconteceu em 2012 e novamente em 2017.
Apesar da alta acumulada entre maio de 2010 e maio atual ser de 75,1% e estar acima da inflação no período, nos últimos meses a atividade tem perdido margem para a inflação e isso pode ser comprovado pelo fato do boi gordo em 2017 acumular queda de 9,8%, enquanto o IGP-M está praticamente estável (-0,37%).
Tal fato comprova ser 2017 um ano difícil em termos de preços para os pecuaristas, como era a expectativa do mercado em geral.
O comportamento de preços do boi gordo do mês de maio dos últimos anos pode ser melhor visualizado na Figura abaixo.

O Farmnews publicou artigo que destaca os melhores meses para venda do boi gordo nos últimos anos. Clique aqui para acessar o artigo!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de pecuária de corte!