Mercado

Conhecimento impacta mais a produção agrícola que os insumos

O conhecimento impacta mais a produção agrícola do que insumos.

É o que diz o fundador e ex-presidente da Embrapa, Eliseu Alves, a partir de dados do MAPA. Ele mostra que, entre 1975 a 2017, o conhecimento sobre sistemas de produção impactou mais a agricultura brasileira do que equipamentos, máquinas e sementes.

Para Eliseu Alves, tão importante quanto ter um equipamento de último tipo é o conhecimento sobre a terra, os fatores de produção, o contexto da tecnologia.

O chamado conhecimento “não cristalizado”, aquele armazenado em nossas mentes, é responsável por 89,8% da produção agrícola. Em 1979, este índice estava em 64,17%. A análise é feita a partir de estudo liderado por José Garcia Gasques, da Secretaria de Política Agrícola (SPA).

Os resultados mostram que a produção agrícola cresce a taxas mais altas do que as do crescimento de insumos.

O cálculo é feito porque é possível saber qual o crescimento do uso de insumos e também o crescimento da produção. A diferença entre uma e outra (hoje de 89,8%) deve-se ao chamado conhecimento não cristalizado.

E por falar em produção agrícola, confira os dados de produtividade da agropecuária no Brasil em mais de 40 anos de história! Clique aqui!

Acompanhe - O Farmnews indica!

Eliseu Alves explica que tratores, sementes e adubo, por exemplo, o que ele chama de “tecnologia cristalizada” ainda são simbólicos da evolução da agricultura, “mas, na verdade, nossa evolução é na inteligência para lidar com os diferentes fatores de produção”. Ele lembra que a agricultura brasileira não deu um salto com a chegada de equipamentos do exterior, mas sim com a capacitação de nossos profissionais. “Eles desenvolveram sistemas de gestão e produção, adaptaram, criaram novos insumos e fizeram a informação chegar ao campo”.

Para Eliseu Alves, há equívoco ao se identificar a produção agrícola apenas com insumos ou produtos. “Desenvolvimento está mais relacionado à gestão com informações atualizadas sobre os processos pelo agricultor do que o uso de uma determinada semente”.

Hoje o setor privado ocupa-se mais no desenvolvimento de novos produtos, como sementes, fertilizantes e máquinas. O setor público se concentra na geração de conhecimentos indispensáveis para o aprimoramento da produção, como a forma adequada de aplicação de insumos, o melhor espaçamento nas lavouras, boas práticas de plantio, manejo, colheita e armazenamento, mapeamento dos riscos e as boas práticas para superá-los, dentre muitos outros.

Assim, parte significativa da produção da pesquisa pública é informação e conhecimento, que não materializados, necessariamente, em insumos e produtos, visíveis e facilmente mensuráveis.

Nesse aspecto, clique aqui e confira como e quanto a tecnologia transformou a produção agropecuária?

Para produzir frutos ou grãos, uma semente precisa estar associada a conhecimentos como adubação, irrigação, manejo de solos, controle de pragas e doenças e assim por diante.

E por falar na importância do conhecimento para a produção agrícola, vale lembrar que a educação é fundamental para que as futuras gerações conheçam o valor do agronegócio para o País. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado da Embrapa

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo