Mercado

Como e quanto a tecnologia transformou a produção agropecuária?

A produção agropecuária resulta da combinação de fatores de produção: terra, mão de obra, recursos financeiros e tecnologia.

Na agricultura tradicional, terra e mão de obra eram o suficiente. Na medida em que o setor se moderniza, em que aumenta substancialmente a eficiência produtiva, a tecnologia assume a liderança como o fator que mais contribui para o aumento da produção agropecuária.

Com a análise dos dados de 1975 a 2014, fica demonstrado que a tecnologia explica quase 58% do valor bruto da produção agropecuária brasileira.

Concentremo-nos dentro da porteira, isto é, no âmbito da decisão do agricultor ou pecuarista. Quais as transformações recentes?

Na produção de grãos, por exemplo, substituiu-se o arado pelo trator e demais implementos, economizando mão de obra, aumentando a capacidade de cultivar mais terra e intensificando a produção. Sementes melhoradas geneticamente contribuíram significativamente para maior produtividade da terra nas últimas décadas.

Destaque ainda para o sistema de plantio direto, que já ocupa 75% das lavouras de grãos do Brasil. Essa tecnologia permite elevar a produtividade com maior conservação do solo e da água, manutenção da biodiversidade do solo e fixação de carbono.

Na área animal, a genética, ou seja, raças mais eficientes de animais, melhorou a qualidade da carne e aumentou a produção de leite e ovos. Pastagens e rações mais eficientes contribuíram para a redução dos índices da taxa de conversão, de custos de produção e melhoria da renda dos produtores rurais.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Cercas elétricas na produção de bovinos reduziram os custos de controle de animais. Refrigeradores para o leite substituíram latões deixados à beira da estrada, o que permitiu aos pequenos produtores aumentar substancialmente sua produção e melhorar a qualidade do produto.

Claro, mas nem tudo é um mar de rosas. É necessário avançar para que os produtos da agropecuária sejam mais competitivos no mercado nacional e internacional. Produtos de melhor qualidade e originários de boas práticas de cultivo e do bem-estar animal são exigências da maior conscientização da sociedade.

Vale destacar também a importância da tecnologia no campo para fechar as lacunas entre gerações no comando de empresas agrícolas (clique aqui e saiba mais).

O Farmnews inclusive apresentou alguns dados do uso da tecnologia no campo. Veja dados do uso da internet no campo nos Estados Unidos e no Brasil (clique aqui).

Adaptado de Elisio Contini e Édson Bolfe, da Embrapa

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo