Mercado

Perspectivas da produção de milho e soja no mundo!

Confira alguns dados do relatório da OCDE e FAO sobre as perspectivas da agricultura mundial, com destaque a produção de milho e soja!

O Brasil vai ultrapassar os Estados Unidos com o maior produtor mundial de soja na próxima década, enquanto que o aumento da produção de milho será impulsionado principalmente pela América Latina, de acordo com o relatório publicado pela OCDE e a FAO .

Clique aqui para saber quais os principais produtores mundiais de milho e a evolução das respectivas produções!

O aumento da produção de milho no mundo será impulsionado principalmente pela a América Latina. 

No período analisado pelo relatório (2017-2026), a produção mundial de grãos crescerá cerca de 1% por ano, o que levará a um aumento total em 2026 de 11% para o trigo, 14% para o milho, 10% para os grãos secundários e 13% para o arroz.

No caso de milho, a expansão da área representa apenas 10% do aumento total da produção, aumento esse impulsionado principalmente pelo crescimento da área cultivada na América Latina, que aumentará 6,6%, de 33,5 milhões hectares no período base para 35,7 milhões de hectares em 2026.

O Farmnews destaca a evolução da produtividade do milho no país nos últimos 40 anos (clique aqui)!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A América Latina vai contribuir em 28% no aumento total da produção de milho, 39 milhões de toneladas. Desta cifra, aproximadamente um quarto deve-se ao aumento das superfícies plantadas.

A Ásia e o Pacífico representarão 24% do aumento, 33 milhões de toneladas. Diferente da América Latina, o crescimento da Ásia e do Pacífico será quase que exclusivamente devido ao aumento dos rendimentos.

A América do Norte irá contribuir com 31 milhões de toneladas, 22% do aumento total. Juntas, estas três regiões representam 74% do aumento total.

É projetado que o Brasil deverá ultrapassar os Estados Unidos como o maior produtor de soja.

Durante o período analisado no relatório, espera-se que a produção mundial de soja continue expandindo-se mas em um ritmo de 1,9% por ano, o que está muito abaixo da taxa de crescimento de 4,9% anual da última década.

É esperado que a produção de soja no Brasil cresça a 2,6% por ano, o maior crescimento dos principais produtores, já que dispõe de mais terras, comparado com a Argentina (2,1% por ano) e os Estados Unidos (1,0% por ano).

Consequentemente, projeta-se que o Brasil deverá ultrapassar os EUA como o maior produtor de soja. As exportações de soja em 2026 serão dominadas pelo Brasil e os Estados Unidos que, juntos, respondem por quase 80% das exportações mundiais.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo