Mercado

Venda de carne bovina brasileira mais que dobra em 10 anos

A venda de carne bovina brasileira no mercado internacional mais que dobra ao longo da última década.

Pois é, quando comparando os dados de venda de carne bovina do Brasil no mercado internacional entre janeiro e novembro entre 2011 e 2020, o valor atual segue como o mais alto e mais que o dobro do observado em 2011 (Tabela).

A Tabela a seguir apresenta os dados de receita, em bilhões de dólares, embarques, em milhões de toneladas e o preço médio, em mil dólares por tonelada, da exportação de carne bovina do Brasil entre janeiro e novembro, d e 2011 a 2020, segundo dados do MDIC.

A venda de carne bovina brasileira no mercado internacional de janeiro a novembro de 2020 foi de 1,58 milhões de toneladas, valor 110,7% maior que o observado no mesmo período de 2011 (0,75 milhões).

Apesar dos dados recordes de embarques e faturamento em 2020 (Tabela), o preço médio da carne bovina brasileira no mercado internacional segue longe dos valores recordes. Em 2020, na média até novembro, o preço da carne bovina do Brasil no mercado internacional foi de US$4,30 mil por tonelada que, embora seja maior que o apurado no mesmo período entre 2016 e 2019, segue distante dos patamares observados em 2011, por exemplo, acima de US$5,0 mil por tonelada.

E com a exportação de carne bovina em nível recorde e uma menor oferta de animais para abate, o preço do boi gordo em 2020 tem sido o maior da série do Cepea. E essa redução na oferta de animais tem sido reflexo dos patamares recordes de preço do bezerro, com impacto na redução da oferta de vacas para abate. O comportamento de alta do mercado de reposição no País impressiona e o Farmnews apresenta a evolução do preço corrigido pelo bezerro, em Reais por cabeça, ao longo das últimas 2 décadas, de 2000 a 2020. Clique aqui!

A taxa de abate de vacas em 2020 tem sido a menor da série avaliada pelo Farmnews, entre 2003 e 2020. Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo