Mercado

O Brasil deve ser reconhecido como livre de aftosa com vacinação em 2018

No ano de 2018 o Brasil deve ser reconhecido como país livre de febre aftosa com vacinação!

Em maio de 2018, durante a reunião anual da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, a entidade deverá anunciar o Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação.

A certificação oficial pela OIE de que todo o território nacional é livre da doença com vacinação, deve contribuir para ampliar e abrir novos mercados internacionais às carnes brasileiras.

No último ano, o MAPA criou um comitê para preparar ações voltadas para o alcance desse objetivo.

O reconhecimento pela OIE deverá consolidar o processo de reconhecimento feito pelo MAPA. No início de dezembro, quando foram declaradas novas zonas livres da febre aftosa com vacinação no Amapá, Roraima, em grande parte do Amazonas e em áreas de proteção no Pará, finalizou-se nacionalmente o processo de erradicação da doença.

Vale destacar que em abril de 2017 completaram-se 11 anos sem registro de ocorrência de aftosa no país.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Estratégia importante em relação ao enfrentamento da doença em curso é a execução do Plano Estratégico do PNEFA 2017-2026 (clique aqui), com o objetivo de criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa com vacinação e ampliar as zonas livres da doença (sem vacinação).

Pois é, entre os objetivos do Plano de Erradicação da Febre Aftosa é o de tornar o país livre de febre aftosa sem vacinação, com segurança e reconhecimento internacional.

Vale lembrar que a zona livre sem vacinação, representada pelo estado de Santa Catarina, manteve em 2017 seu status sanitário.

O Farmnews destacou que o ano de 2017 foi histórico para a erradicação da febre aftosa no País e completou 11 anos sem registro de ocorrência da doença no País. Clique aqui e saiba mais! O fato é que o tema de erradicação da febre aftosa no país tem sido assunto no Farmnews (clique aqui).

Adaptado do MAPA

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo