Mercado

Apesar da alta do PIB, agronegócio tem menos ocupados em 2017

O agronegócio foi o responsável pela alta do PIB em 2017, mas, o mercado de trabalho não avançou no setor!

No ano passado, o agronegócio foi o grande responsável pela alta do PIB nacional, com relevante aumento de produção.

Clique aqui e saiba mais da importância do agronegócio para a alta do PIB do País em 2017.

Em movimento contrário ao crescimento do PIB, o número de pessoas trabalhando em atividades do agronegócio diminuiu 1,6% em 2017 frente a 2016, passando de 18,53 para 18,24 milhões de pessoas.

Na mesma comparação, o contingente de ocupados no Brasil como um todo ficou praticamente estável, encerrando o ano com 90,6 milhões de pessoas. Assim, segundo cálculos do Cepea, a participação do agronegócio no total de ocupados no Brasil foi de 20,1% em 2017, contra 20,5% no ano anterior.

Considerando-se a avaliação por segmentos, pesquisadores do Cepea destacam que a redução dos ocupados no agronegócio foi influenciada unicamente pelo segmento primário, que registrou baixa de 6% no contingente de trabalhadores. Já os empregos nos elos industriais e de serviços aumentaram em 2017.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Destaca-se a contradição na agropecuária. Enquanto o PIB (em volume) desse segmento cresceu cerca de 17,1% em 2017 (consideradas informações até novembro/17), a mão de obra relacionada a essas atividades foi 6% menor.

O ano passado foi marcado pela redução da população ocupada na agropecuária (clique aqui), principalmente trabalhadores rurais por conta própria, localizados principalmente no Nordeste, e vinculados a atividades de menor importância econômica no que se refere a valor de produção – o que explica os movimentos em direções divergentes para PIB e trabalho.

Quanto aos níveis de escolaridade, houve baixa relevante no número de ocupados sem instrução no agronegócio (-34,3%), com aumentos para todas as demais categorias, sobretudo para pessoas com Ensino Superior.

Avaliando-se por gênero, a queda nos ocupados do agronegócio foi marcada essencialmente por homens, com o contingente de mão de obra feminina no agronegócio permanecendo praticamente estável frente a 2016.

E você sabe qual o perfil do produtor rural brasileiro? Clique aqui e descubra!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo