Mercado

Uso de antibióticos na produção animal está em queda!

O uso de antibióticos na produção animal está em queda, pelo menos nos Estados Unidos.

As vendas nos EUA e a distribuição de antibióticos aprovados para uso em animais de produção caiu 10% em 2016, informou a Food and Drug Administration em um relatório publicado este mês de dezembro de 217.

O dado marca a primeira queda de vendas de antibióticos na produção animal no país, considerando a base anual de comparação desde o ano de 2009, quando a agência começou a controlar tais informações.

O medo de que o uso regular de antibióticos na produção animal promova infecções resistentes aos antibióticos em humanos levaram o FDA a emitir diretrizes em 2013, em parte, destinada a reduzir os medicamentos que poderiam ser usados ​​para promover o crescimento dos animais. As vendas e distribuição no mercado interno dos Estados Unidos de medicamentos dessa categoria diminuíram 14% em 2016, de acordo com o último relatório.

Vale lembrar que a questão do uso de antibióticos na produção animal tem gerado conflito de opiniões entre o USDA e a OMS.

O fato é que a pesquisadora chefe do USDA se declarou contra as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), emitidas neste início de novembro.

Vale lembrar que a OMS criticou o atual uso de antibióticos na produção animal. Clique aqui e saiba mais!

Cabe destacar também que o MAPA instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine), por meio da instrução Normativa Nº 41, publicada no Diário Oficial neste início de novembro de 2017.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O AgroPrevine promoverá intervenções estratégicas no mercado, como: estudos epidemiológicos, fortalecimento da implementação de medidas de prevenção e controle de infecções, promoção do uso racional dos antimicrobianos e da sua resistência. Clique aqui!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo