Mercado

Exportação de carne bovina australiana cresce em 2018

As exportações de carne bovina australiana seguem em ritmo forte em 2018, impulsionadas pelo crescimento da demanda chinesa.

Os embarques de carne bovina australiana encerraram o mês de outubro de 2018 perto de 99,0 mil toneladas, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As exportações de carne bovina australiana no acumulado do ano foram de 939,0 mil toneladas, alta de 12% frente ao apurado no mesmo período de 2017, mas ainda abaixo dos picos de 2014 e 2015.

Parte do motivo para o aumento das exportações tem sido o número recorde de gado em regime de confinamento no país e a seca, resultando no crescimento do abate de fêmeas.

O número de animais em confinamento na Austrália segue em patamares recordes, impulsionando a exportação de carne proveniente de animais de cocho, já que os embarques de carne produzida em sistema intensivo aumentaram cerca de 20% em outubro de 2018 frente ao mesmo período de 2017, para 27,0 mil toneladas.

Enquanto isso, a seca continuou a afetar o rebanho australiano, com o abate de fêmeas aumentando desde fevereiro. Com isso, as exportações de carne bovina de pasto também aumentaram em outubro para 72,0 mil toneladas, um crescimento de 13,0% na base anual de comparação.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O aumento da demanda tem sido liderado pela China, onde as exportações de carne bovina australiana aumentaram 53% ano a ano entre janeiro e outubro. Vale lembrar que a demanda chinesa por carne bovina brasileira igualmente aumentou em 2018 (clique aqui).

O fato é que na atual trajetória, a China pode ultrapassar a Coréia como o terceiro maior mercado de exportação da Austrália em volume no final de 2018. Lembrando que o Japão lidera as importações de carne bovina australiana, seguido dos Estados Unidos e a Coréia do Sul.

O Farmnews apresenta alguns dados da pecuária de corte australiana, valores reais e projetados, entre os anos de 2013 a 2022. Clique aqui e confira!

Adaptado de MLA

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo