Mercado

Abertura de novos mercados importadores de carnes brasileiras

O ministro do MAPA, Blairo Maggi, anunciou em abril, a abertura de novos mercados importadores de carnes brasileiras.

O ministro informou que estão em fase final as negociações para início das exportações de carne bovina para a Indonésia. Aliás, o Farmnews destacou o fato da Indonésia estar abrindo suas fronteiras para a carne bovina brasileira (clique aqui). E uma missão técnica da Indonésia visitou o País neste mês de abril, avaliando frigoríficos em diversos Estados para que sejam definidos os detalhes para a elaboração do Certificado Sanitário Internacional que viabiliza os embarques do produto.

A Coréia do Sul será outro novo mercado que se abrirá para o Brasil. Os coreanos irão importar a carne suína brasileira, fornecida pelo estado de Santa Catarina, por ser área livre da febre aftosa sem vacinação.

“Além disto está sendo acertada para maio, possivelmente nas primeiras semanas do mês, a vinda da “tão esperada missão da China, para ampliação do número de plantas frigoríficas autorizadas à embarcarem todos os tipos de carnes (bovina, suína e de aves) aquele país”, adiantou Maggi.

A China é o maior importador do País. Clique aqui e confira a evolução de compra de carne bovina brasileira pelo país asiático!

O ministro explicou ainda que está em fase final a reabertura do mercado da Rússia à carne suína brasileira. O ministro já enviou carta às autoridades sanitárias russas informando as medidas adotadas pelo Brasil para viabilizar a volta dos embarques aquele mercado.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale lembrar que as exportações à Rússia foram suspensas em dezembro de 2017, sob a alegação de presença de ractopamina em cortes suínos. Está prevista para o fim de abril, reunião entre autoridades sanitárias do Brasil e da Rússia para os acertos finais à retomada do comércio.

E por falar em exportação de carnes brasileiras é importante destacar que o câmbio tem ajudado a aumentar a competitividades dos produtos nacionais no mercado internacional. Clique aqui!

Adaptado do MAPA

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo