Mercado

Como evoluiu o consumo de carne bovina na América Latina?

O Farmnews destaca a evolução per capita do consumo de carne bovina nos principais países da América Latina, desde o ano 2000.

A Tabela a seguir destaca os dados do consumo de carne bovina, em termos percapita, no Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai, segundo dados da OECD.

consumo de carne bovina

O Uruguai e a Argentina são conhecidos por estarem entre os maiores consumidores mundiais de carne bovina.

O consumo per capita do Uruguai e da Argentina, apesar da variação ao longo dos últimos anos, seguem com consumo de carne bovina superior a 40 kg/hab./ano, o que é muito superior ao consumo percapita brasileiro.

O interessante é avaliar que dentre os países da América Latina avaliados, apenas o Brasil e Paraguai apresentaram crescimento no consumo de carne bovina no período.

Mas, mesmo assim, Brasil e Paraguai seguem com consumo médio per capita de carne bovina bastante abaixo do observado no Uruguai e Argentina.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Pois é, o consumo no Uruguai e Argentina é de fazer inveja, ficando acima de 60% do consumo per capita apurado no Brasil e Paraguai.

A Figura abaixo melhor ilustra os dados destacados na Tabela acima, apresentando a evolução do consumo de carne bovina nos principais países da América Latina.

 

consumo de carne bovina
Fonte: Dados da OECD (adaptado por Farmnews)

 

Apesar dos desafios, a carne bovina continua ganhando consumidores. É o que revela estudo conduzido nos Estados Unidos! Isso foi destacado em uma pesquisa para avaliar mudanças nas percepções e demanda de carne bovina em relação a outras proteínas e avaliar o impacto dos esforços de comunicação da indústria de carne nos consumidores. Clique aqui e saiba mais!

Um assunto interessante é que os pecuaristas e os consumidores muitas vezes perguntam sobre o comércio de carne bovina nos Estados Unidos. Em outras palavras, buscam entender por que, como maior produtor de carne bovina, o País importa e exporta tanta carne? Clique aqui!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo