Mercado

Saldo de emprego na agropecuária em 2017 foi positivo

O saldo de emprego na agropecuária no ano de 2017 foi positivo, sendo o setor que mais gerou postos de trabalho no País!

Em 2017, a agropecuária foi um dos setores que mais gerou postos de trabalho no Brasil. Segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, de janeiro a dezembro, o setor apresentou saldo positivo, com 37 mil novas vagas, atrás apenas do comércio (40 mil).

De acordo com o Comunicado Técnico do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as atividades agrícolas que mais se destacaram no ano passado foram cultivo de laranja, apoio à agricultura, soja e criação de aves.

No cultivo de laranja foram gerados 14,58 mil postos de trabalho, principalmente em São Paulo (12.156). Nas atividades de apoio à agricultura foram geradas 7,73 mil vagas, com destaque para São Paulo, onde a expansão foi de 8,57 mil vagas. Já no cultivo de soja, foram criados 4,63 mil postos, sendo 2,75 mil apenas em Mato Grosso.

Os números de 2017 são superiores, se comparados ao ano de 2016, quando houve saldo negativo de 14 mil vagas na agricultura. Na época, os oitos setores de atividade econômica, avaliados pelo Caged, registraram queda no nível de emprego.

E vale lembrar que os dados parciais da geração de emprego na agropecuária mostravam sinais de queda em 2017. Clique aqui e relembre os dados parciais do ano passado!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

É importante destacar que o agronegócio representa cerca de 20% do total de pessoas ocupadas no Brasil. A agropecuária, por sua vez, representa expressivos 47% do agronegócio. E você sabe qual o perfil do produtor rural brasileiro? Clique aqui e confira!

Clique aqui e veja os dados históricos que destacam a importância do agronegócio para a economia brasileira, segundo números do Cepea.

Adaptado de CNA

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo