Mercado

Importância da China para o agronegócio nacional

O objetivo do Farmnews é o de reunir os principais dados que apresentam a importância da China para o agronegócio do Brasil.

Como sabemos, a China lidera a importação de soja do Brasil atualmente. Aliás, a China compra praticamente 80,0% de toda a soja exportada no Brasil, embora em outubro de 2018 sua participação tenha sido de 94% (clique aqui).

A dependência chinesa da importação de soja aumenta a cada ano, como já discutimos no Farmnews (clique aqui). Isso vem do fato que a produção de soja no país asiático segue praticamente inalterada ao longo dos últimos anos. Na verdade a produção de soja na China até caiu entre 2000 e 2018. Clique aqui e confira a evolução da produção de soja na China!

Bom, vale ressaltar também que o USDA estima que a China importe 122 milhões de toneladas de soja em 2021/2022 com uma tendência que se intensifica a partir de então e alcançaria as 200 milhões de toneladas em 2025.Clique aqui!

E  a importância da China para o agronegócio do Brasil não se restringe apenas a soja, já que a carne bovina brasileira tem sido outro produto bastante demandado pelos chineses. Embora a China não seja um tradicional consumidor de carne bovina (clique aqui), o consumo tem crescido no país.

Aliás, a China e Hong Kong, juntos, participam com praticamente metade da receita com a exportação de carne bovina do Brasil (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Mas ao contrário da soja, a China é um grande produtor de carne bovina. A China possui o segundo maior rebanho de vacas de corte do mundo (clique aqui) e uma produção de carne bovina em crescimento.  A produção de carne bovina na China cresce a uma taxa média de 1,8% ao ano. Pelo menos foi essa a média de crescimento avaliada desde o ano 2000 (clique aqui)

Mas, claro, a produção de carne chinesa ainda é muito aquém do seu consumo atual, isso sem considerar seu potencial de crescimento. Nesse aspecto, vale destacar que o USDA projeta que o crescimento das importações de carne bovina da China atinja cerca de 70,0% entre 2016 e 2025, o maior aumento dentre os compradores. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

E por falar em importância da China para o agronegócio, clique aqui e confira os principais produtos brasileiros importados pela China em 2018!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo