Mercado

Integração para reduzir custo? Sinergia depende de planejamento!

O Farmnews destaca tema apresentado pela Embrapa que discute o valor da integração para reduzir custo nas atividades do agronegócio.

Muitas vezes, recomendamos a integração para reduzir custo das atividades, especialmente em uma propriedade rural. Será esta uma recomendação das mais acertadas?

Não temos a menor dúvida do valor da integração das atividades no campo. No entanto, a diversificação somente será interessante se entre as diferentes atividades, existir alguma coisa em comum. Principalmente, se uma das atividades contribuir para a redução do custo médio de outra atividade.

Até bem recentemente, nos preocupávamos mais com a economia de escala “que é aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, buscando como resultado menores custos de produção e o incremento de bens e serviços”.

Em muitos casos, quando se busca aumentar a escala com o objetivo de reduzir o custo de cada unidade produzida, pode haver redução de produtividade em função da dificuldade na gestão do processo.

Mas vamos olhar para a questão da integração para reduzir custo das atividades de campo e, nesse aspecto, pense, por exemplo, em uma propriedade rural onde o produtor combina a avicultura com a cultura de milho, ou seja, existe algum tipo de relação entre as atividades.

No exemplo, os resíduos da avicultura são utilizados como fertilizantes para a cultura de milho. Neste caso, a avicultura contribui para redução do custo de produção e na melhoria da produtividade do milho e melhora também o potencial produtivo do solo. Portanto, se o milho é o principal componente da ração a ser fornecida às aves, esta terá um menor custo, por conseguinte deverá ser mais lucrativa.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Desse modo, podemos afirmar que integrar as atividades precisam ser planejadas para que se diminua a dependência externa, ou seja, que o produtor passe a produzir parte daquilo que, em outras condições, ele teria que buscar no mercado, muitas vezes a preços mais altos.

E aqui cabe ressaltar que o planejamento das atividades requer um plano orçamentário para que o empresário possa avaliar, em números, o resultado de suas investidas. E por falar nisso, você está iniciando o ano de 2018 acompanhando seu orçamento do ano? Caso contrário, clique aqui.

Aliás, saiba da importância do planejamento orçamentário para o seu negócio (clique aqui).

Adaptado da Embrapa

Siga o Farmnews, o cana de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo