Mercado

Medidas protecionistas, o agronegócio ganha e perde com isso!

As medidas protecionistas impostas pelos Estados Unidos para o aço importado cria oportunidades e também riscos à economia mundial.

A prática de medidas protecionistas tem ganhado destaque nos últimos anos e embora crie oportunidades frente a essas disputas comerciais, o resultado é que todos perdem diante do comprometimento do crescimento da economia mundial.

Desde que Donald Trump assumiu o governo dos Estados Unidos temos discutido algumas questões relacionadas a medidas protecionistas e seus possíveis impactos na economia mundial.

As recentes discussões relacionados ao NAFTA já sinalizavam o interesse dos Estados Unidos em colocar em práticas algumas medidas protecionistas no país. Clique aqui e saiba mais do assunto!

E o foco é a questão das tarifas para os metais que os Estados Unidos estão impondo para os produtos vindos da China. E nesse aspecto, qualquer crise nas relações comerciais com os Estados Unidos terá efeitos negativos severos para a economia mundial, disse o ministro chinês do Comércio, Zhong Shan.

A China busca evitar que essa crise comercial, já que no cenário de disputa, não há vencedores. De acordo com Zhong, “Não há vencedores em uma guerra comercial. “Isso só trará desastre para a China e os Estados Unidos e para o mundo”.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O fato é que o anúncio de Trump sobre as tarifas colocou novamente em evidência as preocupações com o aumento do protecionismo dos EUA, que provocou crises de turbulência nos mercados financeiros globais ao longo de 2017.

Isso porque os investidores temiam que medidas protecionistas colocassem um fim ao aumento sincronizado no crescimento mundial.

Trump acredita que as medidas protecionistas devem ajudar a proteger os empregos americanos, embora muitos economistas digam que o impacto dos aumentos de preços para os usuários de aço e alumínio terá um efeito ainda mais negativo para os empregos do que as restrições nas importações.

Embora muitos apontam e com razão, que essa crise comercial entre os 2 países podem favorecer o agronegócio do Brasil (clique aqui), refletindo no aumento das vendas de grãos e carnes para o país asiático, o efeito para a economia global seria muito negativo.

Por falar nisso o Farmnews discutiu o impacto de medidas protecionistas no agronegócio nacional. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado de Reuters

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo