Mercado

Evolução dos dados de peso de venda do bezerro, de 2006 a 2018!

O Farmnews atualiza os dados de peso de venda do bezerro, de 2006 a parcial de 2018.

O Farmnews tem apresentado temas relacionados aos indicadores técnicos da pecuária de corte nacional (clique aqui) e, no que diz respeito ao peso do bezerro na venda, você sabe como tem evoluído?

É importante destacar que utilizamos como referência o indicador do bezerro Cepea/Esalq, que considera um animal desmamado, macho, nelore, com idade entre 8 e 12 meses, segundo negócios realizados nas principais regiões produtoras do estado do Mato Grosso do Sul.

Desse modo, consideramos o peso de venda do bezerro conforme apuração dos negócios no Mato Grosso do Sul, região típica de cria da pecuária de corte nacional.

A Figura abaixo destaca o peso de venda dos bezerros ao longo de mais de 10 anos de história, de janeiro de 2006 a parcial de agosto de 2018, até o dia 15.

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
peso de venda do bezerro
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O fato é que o peso de venda do bezerro tem aumentado nos últimos anos, refletindo ganhos de produtividade da pecuária de corte nacional.

A amplitude de variação dos pesos apurados reflete a diferença de mercado, região, perfis tecnológicos entre outras circunstâncias de produção que caracterizam a heterogeneidade de produção da pecuária de corte.

Veja que nos últimos anos o peso do bezerro na venda oscilou de para valores abaixo de 175kg como até acima de 210kg, em média. Certamente que esses números dizem muito sobre o atual momento da pecuária de corte, onde existem fazendas com índices de produtividade elevados e aquelas propriedades que ainda buscam índices melhores.

O importante é que a tendência mostra uma melhora contínua no peso do bezerro na venda, apesar da amplitude de pesos observados.

E para avaliar melhor a evolução do peso médio de venda do bezerro, o Farmnews apresenta os números finais do peso médio anual de venda dos bezerros em 2017 e os compara com os dados dos anos anteriores. Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo