No Farmnews de hoje, vamos apresentar a evolução do peso médio de carcaça dos bovinos abatidos no país nos últimos anos.
A primeira Figura abaixo ilustra o peso médio da carcaça do total de bovinos abatidos no Brasil (machos e fêmeas) desde 2010.

Fonte: Dados do IBGE
Os dados acima indicam um aumento no peso médio de carcaça dos bovinos abatidos no país, especialmente nos últimos anos.
O fato é que esse número representa o peso médio de carcaça de bois e vacas e, para avaliar melhor a evolução de produtividade, vamos separar esses dados para machos e fêmeas.
É importante destacar também que o abate total que inclui fêmeas pode influenciar o peso avaliado aqui, conforme o ritmo de abate de vacas aumenta ou diminui ao longo do tempo. E como temos apresentado aqui no Farmnews, o ritmo de abate de vacas diminuiu nos últimos anos, contribuindo para o aumento do peso médio de carcaça apresentado na Figura acima.
A segunda Figura apresenta o peso médio de carcaça dos bois abatidos no Brasil.

Fonte: Dados do IBGE
Veja que analisando apenas o peso médio de carcaça dos machos, a evolução é maior que a observada quando avaliada pela média de bois e vacas.
O peso médio de carcaça dos bois sugere a intenção do abate de animais mais pesados, estando os valores atuais cerca de 10kg acima da média apurada desde 2010.
E a terceira Figura mostra a evolução do peso médio de carcaça das vacas abatidas no país.

Fonte: Dados do IBGE
O peso médio de carcaça de vacas mostram que ao contrário dos machos, a evolução foi mais modesta comparado aos machos.
Siga-nos pelo www.facebook.com/belogics e fique atento as notícias do mercado pecuário, agrícola e de gestão de fazendas!
O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece recursos online para armazenamento de informação de estoque de rebanho e o acesso a estes dados e indicadores de onde estiver, seja do celular, tablet ou computador. Digitalize as informações se sua fazenda conosco e ganhe em segurança e facilidades. Cadastre-se e saiba mais!