Mercado

Área de produção de alimentos em relação a população mundial

A área de produção de alimentos por habitante ao redor do mundo cai a cada ano!

O Farmnews avalia a crescente importância da produtividade para a segurança alimentar mundial, destacando a relação de áreas para produção de alimentos em termos percapita. Aliás, como tem evoluído a área de produção de alimentos em relação ao total da população ao longo de mais de 50 anos?

Na média mundial, no ano de 1961 havia em torno de 1,46 hectares de área de produção de alimentos por habitante. Atualmente esse valor está perto de 0,70 hectares por habitante do planeta.

A queda na área de produção de alimentos por habitante aumenta a importância da produtividade na agricultura e pecuária. E vale destacar também que essa redução na área de produção de alimentos por pessoa varia muito nas diferentes regiões do planeta.

E a maior redução desse indicador de área de produção de alimentos per capita aconteceu no continente africano. Em 1961 haviam 3,85 hectares por habitante e hoje cerca de 1,14 hectares por habitante. Na América do Sul o indicador saiu de 2,91 hectares por habitante em 1961 para 1,52.

Os dados mostram que a África, em particular, tem apresentado reduções mais significativas no indicador de terras agrícolas por pessoa – atualmente menos de um terço da terra per capita do que há 50 anos. As Américas (Norte e Sul) e África têm um uso de terra agrícola per capita maior em relação à Europa e Ásia.

A Europa, por exemplo tem cerca de 0,37 hectares de área de produção por habitante, valor quase 5 vezes menor que na América do Sul. Na America do Norte esse indicador está em 1,33 hectares por habitante.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E olha que interessante: estudos do USDA mostram que o Brasil é um dos países em que a produtividade no campo mais cresce. De 2006 a 2010, a produtividade no campo aumentou 4,28% ao ano no Brasil, seguido pela China (3,25%), Chile (3,08%), Japão (2,86%), Argentina (2,7%), Indonésia (2,62%), Estados Unidos (1,93%) e México (1,46%). Clique aqui!

A expansão das áreas de produção de alimentos ao redor do mundo deverá continuar nas próximas décadas? Clique aqui!

Essa é uma questão polêmica até para os estudiosos do assunto, embora algumas estimativas existam sobre o assunto. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado da FAO

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo