Mercado

Brasil deve liderar produção mundial de soja!

O Brasil pode assumir a liderança na produção mundial de soja nos próximos anos, de acordo com estudo do IEA.

De acordo com a EMBRAPA, os dados da safra 2016/17 indicaram produção de 117,2 milhões de toneladas nos Estados Unidos e de 113,9 milhões de toneladas no Brasil.

Nos últimos anos, os Estados Unidos têm ocupado a liderança da produção mundial de soja, sempre seguido pelo Brasil. Porém, há possibilidade de inversão nestas colocações nos próximos anos.

Aliás, o Farmnews apresenta a evolução da produção mundial de soja e dos principais países produtores desde o ano 2000 (clique aqui).

As estimativas do USDA apontam para estabilidade na produção americana nas próximas duas safras, estimadas em 116,7 milhões de toneladas. Já para a produção brasileira é projetado um incremento nos próximos anos, com aumento de até 1 milhão de hectares na área plantada na safra 2018/19, alcançando 36 milhões de hectares. Essa área de cultivo, mantida a produtividade atual, ultrapassaria a produção projetada para os Estados Unidos em 2019.

Pois é, se os números confirmarem a expectativa, o Brasil pode se tornar líder da produção mundial de soja em 2019!

A confirmação dessas estimativas que deixariam o Brasil como principal produtor mundial depende ainda de uma série de fatores, que podem influenciar a produção, a demanda e os preços da soja no mercado internacional.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Em uma análise mais detalhada do mercado brasileiro, observa-se consumo interno de soja em grão de 47,28 milhões de toneladas por ano, com exportação de soja em grão de 51,6 milhões de toneladas, exportações de farelo de 14,4 milhões de toneladas e de 1,2 milhão de toneladas de óleo.

No ano de 2017, o total exportado representou receita de US$31,7 bilhões, posicionando a soja na primeira colocação da pauta de exportações brasileiras.

Os principais Estados produtores são Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente com 30,51, 19,53 e 18,71 milhões de toneladas do grão. A produção paulista, apesar do crescimento dos últimos anos (Figura 2), representa menos de 3% da produção brasileira.

O Farmnews também apresenta a evolução dos dados de produtividade da soja no Brasil nos últimos 40 anos (clique aqui).

Adaptado do IEA

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo