Responsabilidade das empresas e o poder do consumidor!

Tem sido discutido recentemente a responsabilidade das empresas e o poder do consumidor.
Temos observado um movimento do consumidor, evitando a compra de algumas marcas associadas a empresas suspeitas de envolvimento em corrupção.
A rejeição das marcas associadas a tais fatos ressalta o poder do consumidor, das redes sociais e da respectiva responsabilidade das empresas.
Diante disso, o Farmnews destaca os recentes desdobramentos em relação ao impacto da divulgação das notícias envolvendo a maior indústria de carnes do Brasil.
As principais redes de varejo do país já iniciaram uma espécie de alerta na indústria de alimentos visando produtos alternativos para repor as gôndolas.
A avaliação é que a crise pode ter impacto na percepção dos consumidores. O medo é que o boicote às marcas do frigorífico aumente e se reflita nas vendas dos varejista.
Apesar de uma discussão ampla e com diversos pontos de vista, é sempre importante lembrar que os controladores de uma empresa, em caso de comprovado os crimes, devem ser responsabilizados.
Já penalizar a empresa envolve impactos no emprego de muitos colaboradores, diretos e indiretos. Mas, claro, isso entra em uma outra esfera de discussão que, não vem ao caso aqui. Apenas cabe lembrar!
Inclusive o Farmnews escreveu sobre o assunto e destacou que nos casos políticos como empresarias, alem da correta apuração dos fatos, devemos punir os responsáveis e não o país ou a empresa. Clique aqui para acessar o artigo: “Crise nacional e o setor de alimentação, do campo ao prato!”
Claro, no varejo e no foodservice, a percepção do consumidor é de rejeição de marcas associadas a escanda-los. E ai entra a responsabilidade das empresas.
E essa percepção vai além dos consumidores pessoa física. Os clientes institucionais também buscam desassociar seus nomes a empresas ligadas a fraudes e esquemas de corrupção.
Alias esse é um tema bastante discutido no país recentemente. O fato é que programas de compliance entre as empresas brasileiras ainda está em desenvolvimento.
Compliance é um termo em inglês que se refere ao conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.
É, a responsabilidade das empresas envolve regras e diretrizes que devem ser respeitadas. Independente do desfecho e do que pode vir a acontecer com as empresas envolvidas em escanda-los, a resposta do consumidor e das redes sociais é rápida.
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de fazenda de pecuária de corte!